Autismo e Down
Por: Tathiane Reis • 14/10/2015 • Artigo • 1.099 Palavras (5 Páginas) • 279 Visualizações
Universidade Paulista UNIP
Tathiane Reis da Silva
Psicologia Social:
A individualização da Psicologia social na América do Norte
Preconceito, Estereótipo e Discriminação
Araçatuba-SP
2015
Sumário
Introdução Geral
Desenvolvimento do tema: Individualização da Psicologia Social na America do Norte
Desenvolvimento do tema: Preconceito, Estereótipo e Discriminação.
Conclusão sobre Individualização da Psicologia Social na America do Norte
Conclusão sobre Preconceito, Estereótipo e Discriminação.
Bibliografia
- Introdução Geral
Historicamente a humanidade vem buscando se individualizar cada vez mais, desde a época do Renascimento. Vários fatos histórico-culturais aconteceram desde então, para reforçar ainda mais esse tema, como por exemplo, a criação da imprensa, o iluminismo, entre outros.
F.H. Allport teve um papel muito importante no que diz respeito à individualização de um ramo desta matéria, ou melhor, a junção de dois ramos já existentes: a psicologia e ciências sociais.
Já o preconceito é uma forma que usamos para generalizar e caracterizar pessoas, um conceito pré-definido. Por exemplo, todas as pessoas que são negras são faveladas e pobres. Os estereótipos existem como maneira de rotular as pessoas, um comportamento e pensamento aprendido culturalmente no meio em que a pessoa vive. A discriminação é maneira de concretizar o preconceito e o estereotipo em algo real, uma forma de separar as pessoas. No trabalho a seguir veremos como se dão essas características e qual o papel da psicologia diante destes fenômenos sociais.
- Desenvolvimento sobre o tema: A Individualização da Psicologia Social na America do Norte
A individualização é um mecanismo humano que ganha força no decorrer da historia, através de vários fatos históricos e sociais. Através destes movimentos o renascimento, o humanismo, iluminismo, guerras e entre outros a individualização ficou mais presente e mais forte.
Com o movimento Renascentista houve a criação da imprensa que incentivava a leitura individual e a pensar por si próprio, ao invés de aceitar o que os então líderes religiosos impunham como verdade absoluta. O iluminismo por sua vez trouxe o ceticismo que foi contra a religião.
“Quando o individualismo se torna uma ideologia dominante dentro de uma cultura, torna-se também invisível para aqueles indivíduos que a possuem.” (Farr, R.M. As raízes da psicologia social moderna, Petrópolis, Vozes, 2001 pag. 136). Ou seja, quanto mais individualista uma comunidade é, menos elas percebem este fenômeno.
No vídeo Estacionamento (https://vimeo.com/43486456) mostra que, as pessoas estão perdendo a cultura de realizarem atividades em conjunto, no caso ir ao cinema, para assistir filme em casa na TV ou na internet. A facilidade que a globalização trouxe, fez com que principalmente a internet distanciasse as pessoas, e promovesse a particularização de assistir um filme. O vídeo revela ainda que, que ir ao cinema antigamente era mais do que assistir um filme, era encontrar os amigos (as), passear, conversar, namorar entre outras atividades que eram realizadas no local. E tudo isso foi se perdendo, e hoje o local que um dia teve sua arquitetura premiada, perdeu o seu verdadeiro sentido e se tornou um espaço totalmente diferente de sua função original para virar Estacionamento.
É curioso perceber que coletivamente nos tornamos individualistas. Que uma sociedade é composta por pessoas individualistas.
Moscovici (1961) inaugurou a sociológica de psicologia social, e colocou Durkheim como seu ancestral. Porem rejeitou a representação coletiva de Durkheim para adotar a representação social.
A Psicologia social na America do Norte deve-se ao fato de um grupo de estudantes americanos terem ido á Europa para estudar nas universidades e depois de formados retornarem ao país de origem.
Outro acontecimento que também teve uma grande influencia foram as guerras que fizeram professores e estudiosos virem para America para ter a liberdade que as guerras tinham lhes tomado. Á pedido do exercito foram encomendados vários estudos de sumo social. O que favoreceu ainda mais o florescimento maior na America e não em seu berço natural (Europa).
- Argumentação sobre Preconceito, Estereótipo e Discriminação.
Desde o inicio dos tempos existem registros sobre o tema preconceito, um dos mais antigos comportamentos da historia da humanidade. Até na bíblia existem relatos de descriminação entre as pessoas que eram escravas, estrangeiros... e etc.
...