TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Psicológica é de aplicabilidade própria do psicólogo

Por:   •  7/5/2017  •  Resenha  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 4

Avaliação Psicológica

O que é avaliação psicológica da personalidade?

Falando em termos de Brasil a avaliação psicológica é de aplicabilidade própria do psicólogo, onde foi decretada pela lei n°4.119, de 1962, que trouxe regularidade a profissão. Diz respeito ao método de coleta de dados e interpretações de informações da personalidade da pessoa. Claro que fazendo uso de teorias, métodos e ferramentas, que possam auxiliar e contribuir para um maior conhecimento do individuo, da situação ou mesmo do grupo. (NORONHA, PADILHA e FAGAN 2007).

De uma maneia bem compreensível, no atendimento clinico serve para ajudar o motivo da consulta,assim como características da personalidade, com o propósito de verificar, porque o paciente está enfrentado dificuldade seja em qual for à área de sua vida.

O artigo proposto, Diagnóstico Estrutural de Personalidade em Psicopatologia Psicanalítica, faz uma observação em que muitos erros passam a ser cometidos, pela desvalorização do diagnostico da personalidade, e que na pratica psicológica influenciada direta ou indiretamente pelo pensamento psicanalítico, ocorre essa tendência a desvalorização. Podemos observar através do texto que Freud lá em 1904 já percebia através de suas experiências clinica e nos conceitos desenvolvidos até aquele momento, a necessidade de diagnostico antes mesmo de dar inicio ao tratamento de fato. Até a data (1913), Freud excluía a possibilidade de análise de pacientes não neuróticos. Então o objetivo da sondagem naquele contexto era de escolha de caso passível de ser beneficiado pela psicanálise.

Ainda falando dentro do contexto do artigo proposto o autor menciona que ocorre uma atual desvalorização do diagnostico da personalidade porque há uma confusão entre conceitos de métodos e técnicas, alguns profissionais não conseguem discriminar o método psicanalítico que é a ferramenta essencial da psicanálise e as técnicas de tratamento das neuroses que é uma de suas aplicações.

Alguns profissionais que pensam que sabem valorizar o conhecimento psicanalítico cometem o erro de desvalorizar o psicodiagnóstico, porque muitas vezes se deparam com a sintomatologia psicopatológica de significado emocional, indicando assim a psicoterapia psicanalítica, caindo então no conceito de Freud lá em 1913 de que o método psicanalítico só pudesse se concretizar através do modelo clássico de tratamento para neurótico (Vaisberg, 2000) Sandra Padilha I, *Ana Paula Porto NoronhaII,

Como realizar a Avaliação da personalidade?

O diagnóstico estrutural de personalidade tem como principal objetivo a orientação para decisões clínicas quanto à escolha de técnicas e estratégias psicanalíticas adequadas ao tipo de psicopatologia envolvido em cada caso particular. Para realizar a Avaliação da personalidade é necessário os seguintes procedimentos: Procedimentos projetivos, utilizados nas entrevistas clínicas, possibilitando o acesso, num contexto lúdico e criativo. Observa-se na prática psicológica uma influência direta ou indireta do pensamento psicanalítico, certa tendência a desvalorizar o diagnóstico da personalidade. Influenciando assim na eficácia clínica e na ética, Neste caso o desconhecimento das condições psicopatológicas pode resultar em intervenções terapêuticas ineficazes.

Desde os primórdios da psicanálise, Freud (1904/1948) reconheceu a importância de um diagnóstico provisório antes do início efetivo do tratamento.

A avaliação psicológica é um procedimento clínico que envolve princípios teóricos, métodos e técnicas de investigação tanto da personalidade como também de outras funções cognitivas, tais como: entrevista e observações clínicas, testes psicológicos, técnicas projetivas e outros procedimentos de investigação clínica como os jogos, desenhos, o contar estórias, o brincar etc. O que vai ser utilizado dependerá do referencial teórico, o objetivo (clínico, profissional, educacional, forense et.

“Freud (1913/1948b) retorna a questão da necessidade de uma triagem preliminar e ratifica a necessidade de um período prévio de entrevistas para sondagem, e para decidir se ele é apropriado para a psicanálise.

Qual é a importância da Avaliação Psicológica da Personalidade?

A avaliação psicológica é um processo de conhecimento, ou seja, buscamos determinadas demandas formuladas, fornecendo informações e ter uma tomada de decisão sobre as características psicológicas do avaliado.

A avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com