Brinquedoteca No Contexto Social
Casos: Brinquedoteca No Contexto Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silvana1972 • 13/3/2014 • 506 Palavras (3 Páginas) • 607 Visualizações
PIRITUBA
PEDAGOGIA 4º Sem.
Projeto multidisciplinar II
NOME RA
Silvana Apª. De Oliveira Santos 3779743710
Profº Carla de Oliveira
São Paulo
2013
A BRINQUEDOTECA NO CONTEXTO SOCIAL
A brinquedoteca na educação infantil é um espaço destinado á criança onde ela poderá brincar sem cobranças, sendo estimulada no seu lúdico, permitindo sua expressão de criatividade, o ambiente deve ser aconchegante para propiciar bem estar, pois, o lúdico é algo favorável e imprescindível, pois, facilita a observação e os registros das potencialidades e limitações dos alunos, nesse contexto os cantinhos são enriquecedor da construção do saber.
As brinquedotecas nas universidades propiciam um processo de formação teórica e pratica possibilitando uma inter-relação entre aprendizagem a brincadeira e o trabalho pedagógico, criando no acadêmico um novo olhar sobre a brincadeira e o aprendizado da criança, mudando uma postura tradicional frente a educação, aprofundando uma formação teórica, prática e reflexiva, pois através do brincar a criança se desenvolve nos campos afetivo, cognitivo, psicológico e social.
A brinquedoteca nos hospitais tem caráter de favorecer ocasião educativa, desenvolvendo e preservando sua saúde mental, fazendo a interação entre crianças de mesma situação familiarizando as com roupas e materiais hospitalares, promovendo a melhora da criança enferma com profissionais habilitados e espontâneos.
Fase de grande importância na vida do ser humano é a infância, o ambiente social e a interação com outros é essencial para seu desenvolvimento.
As atividades lúdicas e a afetividade favorece a adaptação e a criança descobre o mundo através de seus órgãos sensoriais e pelas vivências com os brinquedos e as brincadeiras.
Para Vygotsky o faz de conta é um laboratório infantil onde a criança cria e reinventa sua própria realidade com o professor sendo mediador direto ou indireto, criando ambientes repletos de lúdico e ofertando materiais para enriquecer a brincadeira, onde a criança desenvolva sua própria personalidade, descobrindo seu eu, dando significado para seu aprendizado, criando soluções para seus medos e conflitos internos.
REFERÊNCIAS
CUNHA, N. H .S. Brincar, O Significado da Brinquedoteca Hospitalar. In: Brinquedoteca hospitalar. 2 ed. Rio de Janeiro: Wak, 2008
AZEVEDO, A. C. P. Brinquedoteca no Diagnóstico de intervenção em Dificuldades Escolares. 2 ed. Campinas, SP: Alínea, 2004
FRIEDMANN, A. O direito de Brincar. São Paulo: Scritta: Abrinq, 1992.
...