COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE CORPORATIVO
Artigo: COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE CORPORATIVO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 26942694 • 25/6/2014 • Artigo • 760 Palavras (4 Páginas) • 368 Visualizações
“ A COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE CORPORATIVO “
O ambiente organizacional está carregado de ruídos na comunicação, e-mails, mal redigidos com comunicação confusa, memorandos e tantas outras ferramentas de comunicação que deveriam facilitar a circulação de informação dentro da empresa, mas termina complicando ainda mais todo o processo e sem contar com a “rádio peão” que destorce todo o conteúdo da informação. Todo este contexto serve para analisarmos a importância de uma comunicação integrada por parte dos gestores na disseminação das informações corretas, gerando assim, motivação e desenvolvimento dos funcionários da empresa, bem como o desenvolvimento dos mesmos.
A área de comunicação de uma empresa é uma das mais carentes e a que mais necessita de atenção, contudo é a que mais sofre desatenção por parte dos gestores. Muitos acreditam que as informações que são colocadas nos murais ou nos cartazes expostos de maneira, as vezes, inadequadas e em locais poucos estratégicos, exime a responsabilidade da organização frente aos seus funcionários, jogando para os mesmos a responsabilidade por não ter atenção aos comunicados que a empresa ali coloca.
A comunicação estratégica tem um papel fundamental na vida dos clientes externos e internos e este último tem sido excluído deste processo e gera pouco envolvimento com os valores da empresa. Na minha opinião : “Para que o processo de comunicação agregue valor às estratégias organizacionais é importante que todos os colaboradores conheçam a realidade da organização que fazem parte e se estabeleça um comprometimento que será uma mão de duas vias onde a empresa diz aonde quer chegar a seus colaboradores - clientes internos - e o que eles ganham com isso, sabendo que seus objetivos individuais também serão alcançados”. Diante deste exposto questionamos qual o papel do gestor de RH dentro deste cenário organizacional?
O principal papel do gestor de RH é fazer com que as informações possam chegar aos funcionários de maneira clara, simples e direta. Não é raro as insatisfações e desmotivação de funcionários quando percebe que existe dentro da organização oportunidades de crescimento profissional e intelectual e que estas informações não chegam aos mesmos, ou quando chega o prazo já está vencido o que causa um desconforto dentro da empresa, gerando o que a “rádio peão” batiza dizendo que tais informações só chegam para os protegidos ou pros que popularmente é chamado de “peixes”.
É importante que o profissional de RH assuma a responsabilidade de gerar as informações, comunicar-se de maneira a gerar satisfação nos funcionários, noticias de cursos, benefícios, e oportunidades dentro da organização sejam divulgadas a todos os setores e funcionários para que todos tenham a oportunidade de participar dos processos que a empresa disponibiliza. Quando o funcionário se sente parte do processo a tendência é que ele se sinta motivado e busque se qualificar para também poder crescer na empresa, porque ele percebe que a organização investe no que chamam de “prata da casa”.
Fazer os colaboradores de uma empresa estar motivados e produtivos também é uma função dos gestores de recursos humanos, afinal não podemos esquecer que uma das funções essenciais e primordiais destes profissionais é cuidar de
...