Características de toda agnosia
Por: corxd • 2/6/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 263 Palavras (2 Páginas) • 718 Visualizações
Em resumo, as características gerais de toda agnosia são:
- Incapacidade de reconhecer estímulos apresentados através de um canal sensorial particular.
- A família ou o paciente irá referir a queixas diferentes em relação ao tipo de agnosia, (por exemplo, dificuldade em reconhecer rostos, problemas de visão em geral, etc.).
- Algumas agnosias podem passar despercebidas no início, especialmente quando a interferência na vida diária é pouca ou nenhuma.
- Os sintomas de algumas agnosias podem ser atribuídos a outras patologias, (por exemplo, surdez, no caso de uma agnosia auditiva ), especialmente quando os problemas sensoriais coexistem com um déficit puramente agnóstico.
No exame neuropsicológico podemos encontrar os seguintes sinais e/ou sintomas:
1. O paciente tem dificuldade em reconhecer objetos ou através do toque, visão, audição, etc., de acordo com a modalidade sensorial envolvida.
2. O reconhecimento do objeto pode ser feito por outra modalidade sensorial. Ou seja, se você tem uma agnosia visual, o objeto não é reconhecido pela visão, mas é facilmente nomeado manualmente/pelo tato.
3. A falta de reconhecimento não pode ser atribuída ao déficit de memória. O paciente tem a informação sobre o objeto apresentado em sua memória e ele é capaz de dizer para o que serve, sem dificuldade.
4. Além disso, agnosia não é devido a problemas de linguagem. Se na exploração são oferecidos dados sobre o objeto não reconhecido, o paciente é capaz de nomeá-lo sem dificuldade.
5. Não há déficits sensoriais básicos e se existem não são suficientes para explicar a falta do reconhecimento.
6. Por último, o défice gnósico não pode ser explicado por problemas de atenção ou falta de familiaridade com o objeto.
...