Cartilha Básica De PNL
Pesquisas Acadêmicas: Cartilha Básica De PNL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SupremoRJ • 9/9/2014 • 6.630 Palavras (27 Páginas) • 277 Visualizações
Cartilha Básica de PNL
PNL no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=50311
Correção Ortográfica: José Oliver De Freitas Junior
Por meio desta cartilha, procuramos contribuir da melhor maneira possível com a indicação de algumas das técnicas de PNL. Talvez você se encontre em um momento difícil da sua vida, da mesma forma que acontece com muitas pessoas que, ao procurar ajuda para dissolver as próprias dificuldades, acabam encontrando – depois de muitas buscas – as técnicas de PNL.
Para diminuir a dificuldade em encontrar auxílio através da PNL, foi que resolvemos compilar esta cartilha, que apresenta um conjunto razoável de técnicas.
Prepare-se então, caro leitor, para entrar em um novo mundo, no qual você terá um controle maior sobre suas emoções, seus objetivos, e suas relações. Um mundo onde você poderá mudar não só o seu presente, mas também o seu futuro e, quiçá, o passado.
Luiz
As pessoas sensatas adaptam-se ao mundo
As pessoas insensatas adaptam o mundo a si mesmas
Por isso, o progresso depende das pessoas insensatas
Goerge Bernad Shaw
Uma coisa que aprendi e que faz uma diferença enorme é que quando estamos nos sentindo inseguros, o que ajuda muito é a mudança de postura física, isso mesmo, levante a cabeça estufe o peito passe a ter um andar mais confiante, se não souber como fazer, imite uma pessoa confiante, finja ser confiante. Você vai fingir por tanto tempo que quando assustar vai realmente ser confiante.
Quando me lembro de algo desagradável ou que me limite, deito e relaxo, volto no tempo no momento em que aconteceu a experiência negativa e converso comigo mesmo, aponto as soluções e me apoio. Luiz
Às vezes ficamos nervosos em diversas situações, ou então bate aquela preguiça quando vamos estudar, enfim o Swish nos ajuda a sair de um padrão de comportamento indesejado para rapidamente alcançarmos aquele padrão desejado.
Swish
Fonte: http://www.portalcmc.com.br/tecpnl14.htm
Imagem do Swish cedida pelo Walter da comunidade: http://www.menteativa.com/swish_menteativa.swf
Insumos necessários para realização da técnica:
Imagem gatilho ou também chamada imagem pista: é o disparador do comportamento. É a última imagem projetada pelo sujeito que torna inevitável a ação. Esta imagem deve ser grande e associada, ou seja, o sujeito participa da cena, não a vê apenas.
Autoimagem desejada: é a imagem do objetivo a ser alcançado. A imagem desejada deve ser dissociada, ou seja, o sujeito enxerga a si mesmo. Esta imagem engloba todas as qualidades do sujeito e será construída com o máximo de opções positivas possíveis. É importante também que ela seja descontextualizada, para que o resultado não fique vinculado a nenhum contexto específico.
É importante ter estas duas imagens bem definidas e desvinculadas de qualquer contexto. Recomenda-se ainda que durante a técnica os olhos permaneçam fechados.
Etapas de realização.
1 – Criação da imagem:
Imagine a imagem pista com ênfase no tamanho e no brilho. Ela deve ocupar toda a área de sua visão e ser colorida e brilhante. Coloque agora, no centro deste ―quadrado‖ a imagem desejada, bem pequena e sem cor. Ela não pode ter qualquer brilho e deve ser quase imperceptível.
2 - Swish.
Faça a imagem desejada crescer e ganhar brilho, cobrindo totalmente a imagem pista. A imagem que começara sem cor e pequena cresce e ganha brilho à medida que a imagem pista diminui e perde a cor. Abra os olhos rapidamente, feche e monte novamente o quadrado com a imagem pista grande e brilhante, coloque a imagem desejada no centro, pequena e fosca e faça e refaça novamente Swish. Caso seja útil, grite um ―já‖ para dar inicio a troca, repita esta operação até alcançar uma velocidade de troca em menos de meio segundo.
3 - Fase de teste.
Tente enxergar a imagem pista. Se tudo correu bem, ela ficará instável, alterando o brilho e o tamanho.
“Faça o que pode, com o que tem, onde estiver.”
Theodore Roosevelt
Cura Rápida de Fobia
Fonte: PODER SEM LIMITES, ANTHONY ROBBINS
Como um filme numa tela, primeiro você pode querer passá-lo rapidamente, como um desenho animado. Depois, querer pôr uma música de circo ou o som de um órgão. Então, passá-lo de trás para frente, olhando a imagem cada vez mais absurda. Tente essa técnica com alguma coisa que o está aborrecendo. Descobrirá que ela logo perde sua força negativa.
Volte no tempo, quando se sentia totalmente fortalecido e vivo. Volte para aquele estado e sinta aquelas sensações fortes e confiantes. Agora veja-se protegido por uma bolha de luz. Uma vez que tenha essa proteção, vá ao seu ―cinema mental‖ favorito. Sente-se numa cadeira em que achar mais confortável. A seguir, sinta-se flutuar fora de seu corpo, entre na cabine de projeção, sentindo o tempo todo a bolha protetora à sua volta. Olhe para baixo e veja-se sentado na plateia, olhando para a tela vazia.
Feito isso, olhe para a tela e veja uma cena parada, a imagem em preto e branco da fobia ou alguma experiência terrível que realmente costuma perturbá-lo. Você olha para si lá embaixo na plateia e se vê observando o que está acontecendo na tela - você está duplamente se desassociando. Nesse estado, faça a imagem em preto e branco correr para trás com um movimento extremamente rápido, fazendo com que a coisa que o estava perturbando se pareça com um barato filme doméstico ou uma antiga comédia.
Repare em suas reações engraçadas, enquanto você se observa na plateia vendo na tela esse filme. Vamos dar um passo adiante. Quero que a sua parte que está realmente rica de recursos, a parte que está lá em cima na cabine, flutue de volta para onde seu corpo está sentado, e então se levante e caminhe para frente da tela. Você deve ser capaz de fazer isso num estado muito forte e confiante. Diga então a seu eu mais antigo que você o esteve observando, e que veio com dois ou três meios que podem ajudar a mudar aquela experiência, e outro significado ou conteúdo que o ajudarão a controlá-lo diferentemente, agora
...