Cidadania
Artigos Científicos: Cidadania. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Maah11 • 4/3/2015 • 857 Palavras (4 Páginas) • 578 Visualizações
1) Pesquisar e apresentar modelos e práticas de Responsabilidade Social das Empresas, sob o enfoque do trabalho, ambiente, mercado e comunidade e discutir a respeito da conduta das empresas e dos trabalhadores. Observação: Não basta dizer que a empresa faz ações, há a necessidade de detalhar a ação promovida pela empresa. (Mínimo de 6 empresas)
No Itau, existe um projeto cultural que consiste em que seus funcionários influenciem as crianças a lerem mais, e aconselhar aos pais de fazer eles lerem mais.
2) Falar em Educação Especial é tocar em um assunto polêmico. Isso porque a educação de pessoas com algum tipo de necessidade especial já passou por diversas fases: exclusão, marginalização, integração e inclusão. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não deixam dúvidas de que o movimento de inclusão no Brasil é irreversível, já que a cada ano o número de estudantes com necessidades especiais cresce na rede regular de ensino. Presume-se que esse crescimento não é por acaso. A Constituição Brasileira de 1988 garante o acesso ao Ensino Fundamental regular a todas as crianças e adolescentes, sem exceção. E também enfatiza que a criança com necessidade educacional especial deve receber atendimento especializado complementar, de preferência dentro da escola. A inclusão escolar é objeto de preocupação a respeito do seu significado e do modo de torná-la uma realidade em nosso sistema educacional. Pensando sobre esses aspectos, responda:
a) Faça uma breve pesquisa de três tipos de deficiência (física, mental, auditiva, visual, entre outras).
Deficiência Fisica: Amputação é a perda total ou parcial de um determinado membro do corpo. Geralmente ocorre em acidentes graves, onde os membros do corpo humano acaba sendo tirado.
Deficiência Mental:
Ela manifesta-se antes dos 18 anos e caracteriza-se por registrar um funcionamento intelectual geral significativamente abaixo da média, com limitações associadas a duas ou mais áreas de conduta adaptativa ou da capacidade do indivíduo em responder adequadamente às demandas da sociedade. (Associação Americana de Deficiência Mental - AAMD).
A deficiência mental pode ser de nível:
LEVE: As pessoas com esse nível de deficiência podem desenvolver habilidades escolares e profissionais. Chegando, inclusive a prover a sua manutenção, muito embora necessitem, algumas vezes, de ajuda e orientação em situações sociais diferentes daquelas a que estão acostumados.
MODERADO: O indivíduo com deficiência mental moderada tem capacidade insuficiente de desenvolvimento social. Mas poderá manter-se economicamente através de programas supervisionados de trabalho.
SEVERO: As pessoas portadoras de deficiência mental de nível severo, apresentam pouco desenvolvimento motor e mínimo desenvolvimento de linguagem. Poderão contribuir apenas parcialmente para sua subsistência, em ambientes controlados.
PROFUNDO: As pessoas com a deficiência nesse nível tem um retardo intenso e a capacidade sensorial motora mínima. Mesmo, com suas dificuldades há possibilidades de adquirirem hábitos de cuidados pessoais, através de programas de " condicionamento operante".
É o comprometimento parcial (de 40 a 60%) ou total da visão. Não são deficientes visuais pessoas com doenças como miopia, astigmatismo ou hipermetropia, que podem ser corrigidas com o uso de lentes ou em cirurgias.
Segundo critérios estabelecidos pela Organização Mundial
...