Como o meio influência o ser humano
Por: Márcia Freitas • 2/5/2020 • Trabalho acadêmico • 912 Palavras (4 Páginas) • 337 Visualizações
Gestalt Teoria da forma
A Gestalt é uma área da psicologia, que surge no início do século XIX, na Alemanha.
Com os contributos Max Wertheimer (1880-1943) Kurt Koffka (1886-1941),
Wolfgang Kohler (1887-1967), Kurt Lewin (1890-1947.
Esta escola de pensamento fundamenta que o comportamento e a complexidade da mente não devem ser estudadas isoladamente, mas sim vista como um todo, porque é geralmente desta forma que os humanos sentem os acontecimentos.
Simultaneamente, nos Estados Unidos da América surgia o Comportamentalismo, sendo estas escolas independentes.
Os Gestaltistas oponham-se contra a teoria Comportamentalista que decompunha o comportamento em unidades estímulos-resposta. Mas também à tendência Estruturalista, que analisava processos mentais como sensações elementares.
Consoante a psicologia da Gestalt, compreendemos melhor os fenómenos psicológicos como um todo organizado e estruturado, e não quando decompomos em partes.
Sendo por isso, a sua máxima: O todo é mais do que a soma das suas partes.
Consideram que qualquer tentativa para reduzir a totalidade e analisar, irá destrui-la. “... o importante é perceber a forma por ela mesma; vê-la como “todos” estruturados, resultado de reações. Deixar de lado qualquer preocupação cultural e ir à procura de uma ordem, dentro do todo” (KEPES G.,1969).
Max Wertheimer, contribuiu para a psicologia da Gestalt, com o significado psicológico pela perceção do movimento.
Com a ajuda de um estroboscópio concluiu que, iluminando duas linhas por um breve período de tempo, temos a sensação de ver só uma. A este fenômeno chamou de fenómeno phi. (luz em movimento). Engelmann (2002 ,p.1) ''Se a luz se acendesse e se apagasse numa figura e posteriormente se acendesse e apagasse na outra, com intervalo entre eles de mais ou menos 60 milissegundos, enxergava-se apenas a figura indo de um lugar para outro.''
De acordo com os Gestaltistas, o cérebro possui campos de força eletroquímica que atuam antes de atribuir significado as sensações, estas forcas de atividades cerebrais transformam dados sensoriais atribuindo características as perceções, a forma como organizamos e isso cria a noção de movimento aparente. A capacidade de organização cerebral e ao sentido que o cérebro consegue dar aos estímulos que recebemos, não se trata de um processo de aprendizagem, mas sim de processos de reorganização das sensações a partir do processo cognitivo, e não por base de experiencias anteriores. (HOUAISS; VILLAR; FRANCO, 2001, p. 1449), '' A Gestalt considera os fenômenos psicológicos como totalidades organizadas, indivisíveis, articuladas, isto é, como configurações.''
O insight é um processo de aprendizagem que envolve tentativas e erro cognitivos, mas que produzem identificação na solução do problema. Depois de explorar em termos percentuais e apos estudar a solução a pessoa tem um insight e comporta-se de acordo com isso. Ash (1995) e Köhler (1917/1927).
Os gestaltistas afirmavam que o processo de aprendizagem por insight e muito mais estável, do que os processos por memorização, ou estimo-resposta. A inteligência dos Antropóides” de Wofgang Köhler, descreve a descoberta na resolução de um problema por parte de um chimpanzé para chegar a uma banana distante. Este processo constitui uma dinâmica cognitiva de descoberta e aprendizagem marcada pela motivação e emoção.
Em resposta à questão colocada no trabalho de grupo, a Gestalt considera os seres humanos sistemas abertos, que interagem constantemente com o ambiente que os rodeia.
KÖHLER, W. A inteligência dos antropoides. In: ENGELMANN, A. (Org.). Wolfgang Köhler: psicologia. São Paulo: Ática, 1978. p. 39-56.
. (HOUAISS; VILLAR; FRANCO, 2001, p. 1449)
Psicanalise
A Psicanalise é um ramo clinico teórico que se ocupa em explicar o funcionamento mente humana. O intuito do estudo da psicanalise incide na relação entre desejos inconscientes, comportamentos e sentimentos vividos.
...