Conceitue : tarefa, atividade e trabalho
Por: Carolinelff • 4/4/2016 • Trabalho acadêmico • 529 Palavras (3 Páginas) • 3.249 Visualizações
- Conceitue e diferencie: Tarefa, atividades e trabalho
Para contextualizar o que seja trabalho, Güérin et al. (2001) caracterizam-no como unidade de três realidades: a das condições de trabalho, a do resultado do trabalho e a da atividade de trabalho. Destacam ainda o conceito do trabalho prescrito e do trabalho real, estabelecendo a distinção entre tarefa e atividade de trabalho.
O trabalho prescrito (tarefa) é aquele correspondente aos objetivos da organização, a qual estabelece as regras e condições fixas. Entretanto, o trabalho prescrito nunca é cumprido plenamente, diante das condições da realidade do trabalhador, a tarefa se transforma adquirindo novas formas, o que chamamos de atividade ou trabalho real. Assim, os protocolos e as normas técnicas e de segurança não são cumprido exatamente como a organização prescreve, pois se vinculam ao conhecimento técnico, a experiência e aos valores dos trabalhadores que vão desenvolver a atividade.
O trabalho real (atividade) pode ser resumido como a realização da tarefa ou do trabalho prescrito. As prescrições são apreendidas e modificadas pelo trabalhador. Isso acontece, pois essas determinações são incompletas e não correspondem à realidade do trabalhar, não contemplando todas as circunstancias encontradas no dia a dia do trabalhador.
Desta forma, o sujeito está a todo tempo modificando as prescrições, inventando novas formas de cumprir uma tarefa com menos esforço, com menos tempo ou com menos desgaste físico e psíquico. Assim, a tarefa acaba sendo sempre flexível, já que os imprevistos são inerentes ao trabalho, o trabalhador regula, ajusta e analisa o próprio trabalho.
A partir da tarefa prescrita é possível fazer a análise da atividade ou do trabalho real desenvolvido pelo indivíduo. Todavia, a análise da atividade vai além de uma análise da realização da tarefa, mas busca entender as lógicas de ação que guiam o comportamento do sujeito, ou seja, busca abranger as forças que desencadeiam e orientam as ações dos operadores. Desta maneira, leva em conta os sentidos envolvidos no comportamento, valorizando a criatividade do trabalhador que não é visto como um sujeito passivo, mas como ator na situação.
2) Porque a tarefa não pode ser confundida com o trabalho? Explique essa diferença.
A tarefa é o que é prescrito pela empresa, é o que a gerência determina que o trabalhador faça, sendo que ele este não tem consciência de sua importância e da finalidade da sua tarefa dentro do processo, pois não se senti dono do produto final. O Trabalho
A tarefa consiste de atribuições específicas determinadas pela gerência enquanto que trabalho compreende uma complexidade maior de atividades, na realidade um conjunto de “tarefas” com uma finalidade determinada, ao passo que a tarefa pode ser executada por um trabalhador independente deste saber ou não a finalidade da mesma e sua importância dentro da elaboração de um determinado processo produtivo.
3) Na página 26, o autor diz: “ela (a atividade) unifica a situação”. Explique isso.
A atividade é o elemento central que organiza e estrutura os componentes do trabalho, em suas dimensões técnicas, econômicas, sociais. A atividade significa a unificação dos determinantes: trabalho, o trabalhador e a empresa, . Portanto, ela tem caráter integrador, ao seu pensar que seus resultantes são fator-chave na implementação das ações ergonômicas e transformações necessárias na produção e qualidade da organização como um todo.
...