Condicionamento Operante
Trabalho Universitário: Condicionamento Operante. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mirtesrs • 28/3/2015 • 895 Palavras (4 Páginas) • 2.312 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução .............................................................................................
Método ...............................................................................................
Resultados..............................................................................................
Conclusão...............................................................................................
Referências Bibliográficas......................................................................
INTRODUÇÃO
O presente trabalho pretende estudar e analisar o comportamento operante, baseando-se no experimento criado por Skinner, buscando entender como se dá o comportamento do sujeito, com base nas consequências e nas mudanças no ambiente, além de buscar analisar como essa relação afeta a nossa vida no cotidiano.
O comportamento operante é aquele que produz mudanças no ambiente e é afetado por elas. (MOREIRA & MEDEIROS, 2007). Como ambiente, considera-se tudo o que é externo ao comportamento sendo não necessariamente pessoas, mas também tudo o que está ao redor do sujeito. A maior parte de nossos comportamentos produz mudanças no ambiente, isso porque uma conseqüência pode vir a ser um reforço para o comportamento quando há um aumento de sua ocorrência. Sendo assim, denominamos este estímulo como estímulo reforçador.
As pesquisas que levaram até o estudo do que hoje conhecemos como sendo comportamento operante se iniciou com Edward Thorndike, que descreveu seus primeiros experimentos referentes à aprendizagem de animais. (Alloway, Tom 2006). Passado alguns anos, B.F Skinner não se limitou a estudar somente a aprendizagem animal, mas acreditava que era possível aplicar seus estudos para criar instituições humanas mais eficientes nas quais a aplicação planejada e sistemática do reforço tornaria mais produtivas e realizadas. Ele afirmava que o comportamento frequentemente é causado por eventos no ambiente que podem ser descobertos, manipulados e previstos. (Skinner, 1971).
Baseando-se em estudos feitos por Thorndike, Skinner desenvolveu uma situação de aprendizagem em que um animal era confinado durante o treinamento em um comportamento chamado câmara operante, que continha um dispositivo alimentador, para a distribuição de alimentos para o animal. Nessa câmara operante, os animais são treinados em situação na qual a oportunidade para que ele apresente uma resposta existe de maneira continua. (Alloway, Tom 2006). Skinner estava interessado na maneira como as consequências dos comportamentos influenciam a frequência com que esses se repetem.
Aplicado a um Rato que embora seja fictício, pois se trata de um programa de computador, segue os mesmo padrões utilizados por Skinner em seu experimento.
Buscaremos entender como se dá o comportamento operante (comportamento que produz alterações no ambiente e é afetado por essas alterações), reforço (tipo de consequência do comportamento que aumenta a probabilidade de um determinado comportamento ocorrer novamente), modelagem (técnica utilizada para ensinar um novo comportamento por meio do reforço diferencial de aproximações sucessivas do comportamento que esperar conseguir) e por fim a extinção operante (suspensão de uma consequência reforçadora anteriormente produzida por um comportamento, tem como efeito o retorno da frequência do comportamento produzido ao seu nível operante).
MÉTODO
Sujeito:
Tivemos como sujeito o rato virtual Sniffy 2.0
Ambiente, materiais e Instrumentos:
Os experimentos foram realizados na sala de informática da Universidade Paulista, Campus Chácara Santo Antônio.
• Programa de computador Sniffy, O rato virtual versão 2.0;
• Computador;
• Cronometro para medir o tempo dos experimentos;
• Caneta;
•
...