Conselhos gerais sobre pesquisa psicológica
Tese: Conselhos gerais sobre pesquisa psicológica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jaqueolyver • 29/8/2014 • Tese • 503 Palavras (3 Páginas) • 389 Visualizações
tação
Este manual é um guia completo para a compreensão (e conseqüente aprovação) nos mais variados testes aplicados em concursos públicos – e demais seleções (processos seletivos de empresas, exames para habilitação de dirigir). As informações aqui são fruto de pesquisas e informações confiáveis. Apesar disso, pode haver algum erro. Porém, tenha certeza que com o conhecimento que será apresentado você estará muitos passos a frente para a realização desta importante etapa de seleções. Os erros que possa haver certamente não causarão prejuízo. Porém, lembre-se da maior dica deste material: bom-senso. Acima de qualquer dica, confie em seu bom-senso. E o use para o melhor aproveitamento desse material.
No capítulo 1, faremos uma breve Introdução ao manual. No Capítulo 2, Dicas Gerais para Exames Psicotécnicos, serão apresentadas dicas importantes e gerais para os exames. Seguindo, no Capítulo 3, Características Gerais dos Psicotécnicos, serão apresentadas brevemente as características que são usadas para estudar os testes. O quarto capítulo, A Estrutura de um exame psicotécnico ajuda a entender como são aplicados e avaliados os exames. São usados dois concursos como modelo para este capítulo: o concurso da Polícia Rodoviária de 2002 e o concurso de Escrivão da Polícia Federal de 2009.
Os três próximos capítulos são os mais importantes e detalhados. O capítulo 5, Testes de Personalidade Diretos apresenta os principais testes de personalidade que são aplicados por meio de questionários. São apresentados com detalhes os seguintes testes: NEO PI, Comrey/CPS, Inventário Fatorial de Personalidade – IFP e comentados outros testes dessa classe. No capítulo 6, Testes de Aptidão, são apresentados e resolvidos testes de raciocínio, de atenção e de memória. São exemplos de testes apresentados com detalhes: testes de raciocínio da bateria BPR-5, teste de relógios, teste de atenção dividida e teste de atenção sustentada. O capítulo 7, Testes de Personalidade Indiretos, apresenta testes de personalidade prospectivos e outros que não são claramente apresentados ao candidato como tais. A primeira seção é um detalhamento do teste PMK, que começou a ser aplicado em concursos públicos. Segue-se um capítulo sobre o também conhecido exame palográfico. Fecham o capítulo alguns testes também utilizados em concursos. Estes 3 capítulos formam a base do Manual. Neles são apresentados com detalhamentos, exemplos e figuras os principais testes psicotécnicos aplicados no Brasil.
Fechando o manual, temos alguns capítulos também importantes. No oitavo capítulo, Dinâmica de Aplicação de um exame psicotécnico, é apresentado passo a passo as diversas etapas na realização de um exame psicotécnico em concursos. Usando como exemplo o concurso da Polícia Federal de 2009, o leitor poderá compreender como se passa o exame. O Capítulo 9, Laudo dos exames psicotécnicos, apresenta laudos oficiais do LabPAM - CESPE/UNB , para que se possa ter uma compreensão de como os testes são aplicados e avaliados. O décimo capítulo, Perfis psicológicos esperados dos candidatos, também mostra outros documentos oficiais, que ajudam a entender a base teórica para as exigências nos psicotécnicos. O capítulo 11, Recursos Administrativos e Judiciais, faz breve reflexão sobre estas etapas para reversão de resultados. E o
...