Considerações sobre LER/DORT
Por: ÉRICA RODRIGUES DOS SANTOS • 28/7/2017 • Artigo • 25.774 Palavras (104 Páginas) • 325 Visualizações
[pic 1]
- [pic 2]
Érica Rodrigues dos Santos
[pic 3]
- CONSIDERAÇÕES SOBRE AS IMPLICAÇÕES DAS LER / DORT NA SUBJETIVIDADE DO TRABALHADOR
- ARARAS / SP
- Dezembro / 2011
[pic 4]
- [pic 5]
- Érica Rodrigues dos Santos
[pic 6]
CONSIDERAÇÕES SOBRE AS IMPLICAÇÕES DAS LER / DORT NA SUBJETIVIDADE DO TRABALHADOR
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora do Centro Universitário Hermínio Ometto, como parte integrante da avaliação do Curso de Psicologia.
ORIENTADOR: Profª. Ms. Sandra Büll
- ARARAS / SP
- Dezembro / 2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO OMETTO - UNIARARAS
Autor(es): Érica Rodrigues dos Santos
Algumas considerações sobre as implicações das LER / DORT na subjetividade do trabalhador
Monografia apresentada em 08 de dezembro de 2011.
Banca examinadora:
NOTA:
Orientador(a): Prof.(a) Ms. Sandra Büll
NOTA:
Prof.(a) Ms Beatriz Helena Ceccato
NOTA:
Prof.(a) Ms. Tatiane Oliveira Zanfelice
MÉDIA FINAL:
Érica Rodrigues dos Santos
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho a todos os homens e mulheres que batalham todos os dias pelo sustento de suas vidas e de suas famílias, mesmo com dores cultivam o significado de ser pai, mãe, esposo(a) e principalmente ser humano, com todos os defeitos e qualidades.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus pela saúde, força e vitalidade para batalhar até aqui.
Agradeço aos meus pais e ao meu filho pela paciência, companheirismo e força para caminhar e alcançar esse dia magnífico e de grande felicidade.
Aos professores do curso, cada um ao seu modo, sempre presentes, preparados para ajudar e dirimir as dúvidas surgidas ao longo do caminho.
Aos amigos durante esses anos que sempre fortaleceram o vinculo e ensinaram junto com os mestres muitas lições de vida e amor.
A Giovana Peretti (in memorian), inesquecível amiga, companheira e seu lema: “Vamo que vamo!”, ensinando que vale a pena viver cada instante como se fosse o último.
Aos meus queridos orientadores, no início o professor Mestre André com sua calma, depois a professora Mestre Sandra, com sua vivacidade e carinho em tudo o que faz. A ambos o meu muito obrigado pela paciência e incentivo da minha pesquisa.
Aos funcionários da instituição que sempre com muito carinho estiveram presentes com gestos de solidariedade, muito amor pelo trabalho que prestam. A eles minha mais profunda gratidão.
Aos meus diretores, Pedro Luiz e José Renato, ao meu chefe de divisão, Carlos e aos meus companheiros de trabalho que me deram ânimo para continuar com afinco trabalhando e levando adiante o meu sonho de ser psicóloga.
Ao coordenador e a toda a equipe do CEREST – Regional Rio Claro que proporcionaram e se empenharam em me ajudar nesta pesquisa e conquista para os trabalhadores.
A todos os que participaram de minha vida acadêmica e do meu cotidiano para chegar a mais esta vitória, minha imensa gratidão por todo o carinho dispensado.
RESUMO
SANTOS, E. R. Algumas Considerações sobre as implicações das LER / DORT na subjetividade do trabalhador. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado junto ao Curso de Psicologia do Centro Universitário Hermínio Ometto – UNIARARAS, 2011.
A presente pesquisa objetivou estudar o sentimento do trabalhador a partir do diagnóstico de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) / Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), verificadas em várias categorias profissionais, com grande incidência no Brasil. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição do interior paulista que atende aos trabalhadores. A partir de uma seleção prévia, de acordo com critérios básicos descritos previamente pela pesquisadora, sendo estes pessoas de ambos os sexos, com idade e escolaridade variada, que tenham atuado em diferentes setores da economia e produção. Participaram desta pesquisa quatro indivíduos com idades entre 30 e 60 anos. As entrevistas tiveram duração de no máximo 30 minutos cada, foram gravadas e transcritas posteriormente. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo, levando-se em consideração as categorias que se apresentaram durante a realização das entrevistas. Dividiu-se em três grandes categorias: condições de trabalho, diagnóstico e sobrevida do trabalhador, também subdivididas em categorias menores. Utilizou-se nesta pesquisa, a Psicologia Social do Trabalho como base teórica para a produção, análise e consideração dos resultados obtidos. Obteve-se como resultado a necessidade de dar voz ao trabalhador lesionado para mostrar sua problemática e os sentimentos que o atingem durante todo o percurso, desde o diagnóstico até a tentativa de reinserção / retorno ao trabalho. Essa apontou ainda a dificuldade dos trabalhadores em buscar ajuda médica, lembrando que esses trabalhadores apresentam sofrimento específico e muitas vezes são tidos como fingidores, porém buscam a compreensão desse sofrimento e a recuperação de suas autoestimas.
...