TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conversando Sobre Ética

Por:   •  18/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

FICHAMENTO

ÉTICA CRISTÃ - CRÊ1141

CONVERSANDO SOBRE ÉTICA E SOCIEDADE

de Jung Mo Sung e Josué Cândido Da Silva

Petrópolis, Editora Vozes, publicado em 2000.

Como pode ser lido na obra proposta, o autor se inicia apresentando a ética no cotidiano, em todos os cantos, desde meios de comunicação até empresas privadas, passando por universidades, a ética está sempre presente. O livro é partido em duas partes, uma visando tratar a ética de uma forma mais teórica, relacionando ética, moral e sociedade, enquanto, a segunda se propõe a analisar diversos recortes da relação entre a ética e alguns aspectos da vida em sociedade.

Pode se dizer que o homem começa a pensar em ética quando ele se vê realizando algumas perguntas ‘’que devo fazer?’’ Ou ‘’será que é correto fazer isso?’’, ele começa a se colocar no lugar do outro e reavaliar a situação do ponto de vista do outro, seja indivíduo ou grupo. Tal pensamento não é inato do homem, pois segundo o próprio autor ‘’... os seres humanos nao nascem geneticamente pré-programa dos. O fato de nao saber como agir numa determinada situação nos mostra que, diferentemente de outros animais, os seres humanos são seres inacabados, isto é, não são determinados pela natureza. ‘’ Sinalizando que o ser humano se faz humano, e não simplesmente é. Vale lembrar que o reconhecimento de tal como ‘’ser’’ humano, foi um processo longo, as custas de vidas, sofrimentos e injustiças, mas acreditando em um amanhã melhor.

Para validar tais ideias o autor explica os fundamentos de Cultura e como ela é pode ser chamada de ‘’segunda natureza’’, afinal como diz o texto ‘’o ser humano precisa ‘’organizar’’ o mundo para superar o ‘’caos’’, necessita construir um mundo para si, um mundo que tenha um sentido humano, e , nesse processo, construir a si mesmo.’’ Podendo dizer que a cultura somente existe para suprir esse vazio deixado por sermos seres inacabados, ‘é a interiorização da cultura da sociedade ou do grupo social a que pertecemos que nos possibilita agir de uma forma quase instintiva e automática. A cultura nasce devido a necessidade humana de conviver com outros nos leva a necessidade de estabelecermos relações que permitam a sobrevivência de todos os que compõem a coletividade. Segundo o autor a cultura se origina de uma tradição, que e transmitida de geração em geração ate ser banalizado e cair no habito do homem local, e a solução para esse tipo de situação se da, segundo o autor, em duas formas. A primeira, uma mudança técnica, ou seja novas formas de se distinguir valores e de validação de modelos sociais. E a segunda chamada de mudança paradigmática, mudanças que alterariam os principais valores e modelos de funcionamentos ja estabelecidos na sociedade.

Trazendo para a modernidade, os autores explicam o mito do progresso, que via a conservação da tradição como algo negativo. Valorizava o individuo, em detrimento do coletivo, ao contrario de antigamente, onde valorizava-se o coletivo em detrimento do indivíduo.

A modernidade chegou tentando substituir os antigos conceitos da moral essêncialista da Idade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com