Cultura Organizacional
Monografias: Cultura Organizacional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: FabianoFerrao • 16/9/2014 • 305 Palavras (2 Páginas) • 591 Visualizações
Cultura Organizacional
O que é cultura organizacional? É um conjunto de valores compartilhados pelos membros existentes, em todos os níveis, que diferencia uma organização das outras, também pode ser entendida como o conjunto de características que a organização valoriza, compartilha e usa pra atingir seus objetivos.
Composição da Cultura Organizacional
A cultura organizacional é formada por práticas, símbolos, hábitos, comportamentos e valores, crenças, políticas internas e externas, sistemas e clima organizacional. A cultura influencia todos os membros da organização como diretrizes e premissas para orientar comportamentos e mentalidades.
Tipos de Cultura Organizacional
Existem diferentes tipos de cultural organizacional: cultura da culpa, cultura multi direcional, cultura vive e deixa viver, cultura que respeita a marca e cultura da liderança enriquecida, entre outras.
Behaviorismo
Behaviorism em inglês, ou behavior, que significa comportamento ou conduta.
Também chamado de comportamentalismo, é o conjunto de teorias psicológicas que tratam o comportamento como objeto de estudo da psicologia, originado em 1913. É uma das três principais correntes da psicologia, juntamente com a psicologia gestalt e a psicanálise.
Tipos de Behaviorismo
Temos dois fisiólogos russos como precedentes Vladimir Mikhailovich Bechterev e Ivan Petrovich Pavlov.
Betcherev propôs uma psicologia baseada no comportamento em sua psicologia objetiva, já Pavlov sugeriu o modelo de condicionamento do comportamento, também conhecido como reflexo condicionado, e tornou-se famoso pelas experiências de condicionamento com cães.
Behaviorismo Clássico
Também conhecido como Behaviorismo Watsoniano, mostra a psicologia numa vertente objetiva e experimental das ciências naturais, com a finalidade apenas de prever e controlar o comportamento de qualquer indivíduo.
Watson desejava abandonar momentaneamente os estudos mentais, pensamentos e sentimentos e focar a psicologia em comportamentos observáveis, uma vez que a pesquisa mental era pouco produtiva, ou seja, ele não nega o conceito da pesquisa de processos mentais, apenas para a época, era algo pouco viável para a época realizar a análise de maneira objetiva. Watson acreditava que o todo comportamento se dava pela influência do meio.
...