DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL .
Dissertações: DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL .. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jafleurt • 10/4/2014 • 620 Palavras (3 Páginas) • 356 Visualizações
.NTRODUÇÃO
A área de Rh e bastante abrangente dentro de uma organização consequentemente a quantidade de assuntos e problemas relacionados a esse departamento Relevância do Planejamento dos Processos de RH
Eleger pessoas e delegar funções parece ser uma atividade fácil, mas não é Plano de Recursos Humanos, que pode ser constantemente modificado e ajustado de acordo com as necessidades e dificuldades que caminham juntas com a execução do projeto. um gestor de recursos humanos trabalha todas as teorias que aprendemos durante nossos estudos, em especial as teorias repassadas durante o curso, e como essas teorias podem mudar na pratica o cotidiano de uma empresa. O administrador de recursos humanos precisa estar consciente do papel fundamental que executa numa organização
2 DESENVOLVIMENTO
Relevância do Planejamento dos Processos de RH
Eleger pessoas e delegar funções parece ser uma atividade fácil, mas não é. O GP muitas vezes precisa concorrer seu pessoal em diversos projetos, ou alocá-los de acordo com os recursos financeiros disponibilizados, dificultando a atividade como um todo.
O projeto é como um banquinho de três pernas. Essas pernas respectivamente representam o custo, o prazo e a qualidade. Para cada uma destas, o envolvimento de recursos humanos muda drasticamente, pois o GP precisa alocar recursos de acordo com a disponibilidade oferecida e com habilidades desenvolvidas que caibam dentro do orçamento. Dessa forma, às vezes é preciso fazer manobras e utilizar de recursos com habilidades distintas das previstas, provendo treinamentos e alinhamentos, tendo que "matemágicamente" chegar ao resultado desejado, para sempre manter o banquinho em pé e equilibrado.
E para o gerente de projetos conseguir controlar seu pessoal de uma forma eficiente e eficaz, as boas práticas do PMBOK recomendam então a criação de um Plano de Recursos Humanos. Nesse conceito, basicamente se coletam informações específicas da empresa, entendendo os processos e políticas de trabalho. Com isso em mãos e também a definição dos recursos necessários, utilizando de ferramentas específicas como gráficos, matrizes e organogramas, o GP desenha e desenvolve sua equipe, subclassificando de acordo com as habilidades e necessidades do projeto, adequando o cenário mais ideal possível, nascendo assim o Plano de Recursos Humanos, que pode ser (e acredite, será!) constantemente modificado e ajustado de acordo com as necessidades e dificuldades que caminham juntas com a execução do projeto.
Com um bom plano em mãos, o GP tem mais facilidade para manejar sua equipe e contornar as dificuldades, atendendo as necessidades do projeto com mais objetividade, pois o Plano de Recursos Humanos.
RECRUTAMENTO
Recrutamento é a busca de recursos humanos para suprir as necessidades da empresa.
Antes de iniciar o recrutamento, a empresa precisa definir as características do empregado que deseja contratar. Entre essas características, destacam-se: idade, escolaridade, experiência na atividade, etc.
Existem vários meios de executar o recrutamento:
anúncios em jornais;
indicações dos próprios funcionários
...