Departamento de Educação DISTÂNCIA B.Sc. na administração pública
Resenha: Departamento de Educação DISTÂNCIA B.Sc. na administração pública. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: sergiomauro2013 • 7/2/2014 • Resenha • 986 Palavras (4 Páginas) • 623 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
MAURO SÉRGIO ROCHA DE SOUZA
Atividade: Resenha crítica
Macapá-Ap
Dezembro/2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
MAURO SÉRGIO ROCHA DE SOUZA
Atividade: Resenha crítica
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia Organizacional do curso de Bacharelado em Administração Pública como instrumento de avaliação da 2 semana sob a orientação do tutor a distância Talyta turma 09 (Santana) da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP.
Macapá-Ap
Dezembro/2013
Bibliografia:
TREVISAN, Andrei Pittol e VAN BELLEN, Hans Michael. Avaliação de Políticas Públicas: uma revisão teórica de um campo em construção. Rio de Janeiro: Revista de Administração Pública, MAIO/JUNHO 2008 (RAP). 42 (3): P. 529-50.
O artigo aborda um estudo sobre o clima motivacional das organizações a fim de entender a dinâmica organizacional e a influência exercida aos clientes.
A base teórica orientadora do estudo está fundamentada na conceituação de Litwin segunda a qual “o clima representa uma soma de expectativas e valores incentivadores gerados em uma situação” que Schneider e Snyder completam: “Assim, cada individuo percebe ou conceitua sua organização de várias maneiras, dependendo do contexto e do conjunto de informações sobre a organização que são operativas para ele. Ele pode perceber o clima como orientado para o trabalho e orientado para inovações, e apoiador”.
No primeiro momento os autores fazem uma breve contextualização partindo do Seminário do Comportamento na Administração Pública realizado em Brasília.
Em seguida apresenta a contribuição de Claudio de Moura Castro acerca da pesquisa de cunho científico, suas contribuições e a importância do tratamento dado em cada etapa realizada.
Apresenta ainda a contribuição de Davis que chama atenção sobre o contrato psicológico que o empregado faz com a organização ao ser efetivado, abordando a percepção produzida em sua mente face aos desejos econômicos, sociais e psicológicos almejados na organização.
Faz uso da escala proposta por kolb a qual mede os fatores climáticos que explicam os motivos particulares fornecidos pelo clima organizacional.
Isso porque os padrões de desempenho, a clareza dos objetivos organizacionais e a responsabilidade são indicadores de motivo de realização; as recompensas e o apoio e calor humano, indicadores de afiliação enquanto que a conformidade com as normas e a liderança por sua vez são indicadores de motivação para o poder.
Sua base teórica se fundamenta nos conceitos propostos por Litwin acerca da representação do clima organizacional no processo de motivação, complementados por Schneider e Snyder no que diz respeito das diversas maneiras de reconhecer a organização dependendo do contexto na qual estão inseridos.
Na fase da pesquisa os autores seguem na análise segundo a escala proposta por kolb.
Um total de 110 funcionários de um departamento de uma secretaria de estado da região Sul do Brasil foram objeto do estudo proposto.
A pesquisa analisou três motivos sociais básicos – realização, afiliação e poder – seguindo o referencial teórico adotado.
Com os resultados obtidos percebeu-se que o alto escalão apresenta como motivo mais alto a afiliação enquanto que os demais consideram este o ultimo elemento que os motiva.
Os técnicos de nível superior percebem mais poder, assim como o pessoal de serviços gerais enquanto que os técnicos de nível médio
...