Desafio Profissional
Trabalho Escolar: Desafio Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: duee • 30/5/2014 • 1.668 Palavras (7 Páginas) • 1.036 Visualizações
1- Jean Piaget, biólogo suíço, produziu mais de quatrocentas obras que influenciaram muito a educação de vários países, inclusive a brasileira, pois
A) ( x ) desenvolveu um método de ensino que leva em consideração o desenvolvimento das crianças em etapas gradativas, que vão do estágio sensório-motor ao estágio hipotético-dedutivo. Esses estágios auxiliaram os professores a entender o processo de construção dos conhecimentos e a classificar as crianças, permitindo salas mais homogêneas.
B) desenvolveu um modelo pedagógico respeitando as fases de desenvolvimento das crianças, antes consideradas adultos em miniatura. A partir de Piaget, as crianças passaram a ter seu ritmo próprio respeitado e a serem atendidas em sua individualidade.
C) desenvolveu uma teoria epistemológica, utilizando o método clínico, na qual procura descrever como o ser humano constrói seu conhecimento em interação com o meio físico e social. Esta teoria tem servido como subsídio para os educadores pensarem o processo de aprendizagem e de desenvolvimento humano.
D) desenvolveu vários modelos pedagógicos que permitem analisar como o ser humano constrói suas relações sociais, desde a infância até a vida adulta. A partir dos modelos criados por Piaget, os educadores puderam analisar sua própria prática e reconstruir a ação pedagógica nas escolas.
E) desenvolveu uma teoria epistemológica na qual procura descrever como o ser humano absorve as orientações do meio social, que é determinante para a construção de suas atitudes e conhecimentos. Piaget deixa relevante contribuição para a educação na medida em que demonstra a eficácia do condicionamento para a aprendizagem.
2) Piaget reconhece fontes internas e externas para a construção do conhecimento. Para a construção do conhecimento lógico-matemático, a fonte principal está centrada:
A) nos objetos.
B) no ambiente social.
C) ( x ) no sujeito.
D) nas interações.
E) nas convenções.
3) Ao considerar que a criança não é um pequeno adulto e que vai desenvolvendo estruturas motoras, afetivas e mentais gradativamente, Piaget observou a existência de estágios ou períodos de desenvolvimento que marcam o aparecimento dessas estruturas sucessivamente construídas. Embora não tenha atrelado as faixas de idade aos estágios do desenvolvimento cognitivo, é possível dizer que, do 1° ao 9° ano de idade, as crianças passam:
A) Do estágio pré-operatório (ainda operam os mecanismos reflexos e instintivos), para o estágio das operações abstratas (fantasia o real, mantém noções de animismo e egocentrismo) e deste para o estágio das operações concretas (é o nível do pensamento hipotético-dedutivo, no qual se consegue operar com abstrações).
B) Do estágio da inteligência intuitiva ou pré-operatória (os sentimentos são espontâneos, a curiosidade é marcada por perguntas sobre a natureza, as relações sociais; as normas ainda partem dos adultos), para o estágio das operações intelectuais concretas (têm noção de conservação, reversibilidade, organizam o mundo, os objetos de forma lógica, compreende e obedece a regras) e deste para o estágio das operações intelectuais abstratas (é o nível do pensamento hipotético-dedutivo, quando conseguem operar com abstrações).
C) ( x ) Do estágio sensório-motor (os sentimentos são espontâneos, a curiosidade é marcada por perguntas infindáveis sobre a natureza, as relações sociais; as normas ainda partem dos adultos), ao estágio das operações intelectuais concretas (é o nível do pensamento hipotético-dedutivo, consegue operar com o concreto).
D) Do estágio intuitivo (a linguagem ainda é um monólogo coletivo, impera o egocentrismo), para o estágio operatório concreto (é a idade dos porquês, a criança pergunta o tempo todo; já é capaz de organizar coleções e conjuntos, sem realizar inclusões de conjuntos menores em conjuntos maiores), e deste para o operatório abstrato (é o período em que o indivíduo consolida as conservações de número, substância, peso; é capaz de ordenar objetos segundo critérios e cumprir compromissos).
E) Do estágio simbólico (a linguagem ainda é um monólogo coletivo, impera o egocentrismo), para o estágio intuitivo (é a idade dos porquês, a criança pergunta o tempo todo; já é capaz de organizar coleções e conjuntos, sem realizar inclusões de conjuntos menores em conjuntos maiores), e deste para o pré-operatório (é o período em que o indivíduo consolida as conservações de número, substância, peso; é capaz de ordenar objetos segundo critérios e cumprir compromissos).
4) Para Jean Piaget o desenvolvimento intelectual infantil compreende os seguintes aspectos:
(a) Impulsivo-Emocional, Pré-Operatório, Operatório Formal, Categorial
(b) Impulsivo-Emocional, Sensório-Motor, Personalismo, Categorial.
(c) ( x ) Sensório-Motor, Pré-Operatório, Operatório Concreto, Operatório Formal.
(d) Pré-operatório, Abstração, Imaginação, Simbolismo.
5) Mais ou menos dos 12 anos em diante: ocorre o desenvolvimento das operações de raciocínio abstrato. A criança se liberta inteiramente do objeto, inclusive o representado, operando agora com a forma (em contraposição a conteúdo), situando o real em um conjunto de transformações. Estamos falando do Estágio:
(a) ( x ) Operatório Formal
(b) Sensório Motor
(c) Operatório Concreto
(d Pré-operatório
6) Mais ou menos de 2 a 6 anos: a criança desenvolve a capacidade simbólica; "já não depende unicamente de suas sensações, de seus movimentos, mas já distingue um significador(imagem, palavra ou símbolo) daquilo que ele significa(o objeto ausente), o significado".
(a) Sensório Motor
(b) ( x ) Pré-operatório
(c) Operatório Concreto
(d) Operatório Formal
7) Mais ou menos de 0 a 2 anos: a atividade intelectual da criança é de natureza sensorial e motora. A principal característica desse período é a ausência da função semiótica, isto é, a criança não representa mentalmente os objetos.
(a)
...