Desafio Profissional
Pesquisas Acadêmicas: Desafio Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leticiaaquino • 17/10/2014 • 2.283 Palavras (10 Páginas) • 368 Visualizações
POLO ANÁPOLIS-GO
PEDAGOGIA-EAD
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
LETÍCIA DE AQUINO RA: 8528933637
TÂNIA PEREIRA DE LIMA RA: 8380845573
PAULA CRISTINA MOREIRA DA SILVA RA: 8564957550
KEDMA CARLA RIBEIRO DE OLIVEIRA RA: 8380838578
Tutora presencial FLAVIANE PIRES
Anápolis/GO
2014
FACULDADE ANHANGUERA
PEDAGOGIA – Turma 4ª matutino
LETÍCIA DE AQUINO RA: 8528933637
TÂNIA PEREIRA DE LIMA RA: 8380845573
PAULA CRISTINA MOREIRA DA SILVA RA: 8564957550
KEDMA CARLA RIBEIRO DE OLIVEIRA RA: 8380838578
Trabalho apresentado para avaliação nas disciplinas de Psicologia da Educação e Fundamentos Filosóficos da Educação, do curso de Pedagogia EAD, 2º semestre da Faculdade Anhanguera de Anápolis, sob orientação da tutora presencial Flaviane Pires.
Introdução
Os animais sempre estiveram próximos do homem participando de atividades de caça, tração, locomoção, pastoreio, guarda companhia e tantas outras. Ao longo da historia da humanidade, a domesticação de algumas espécies transformou tanto os animais quanto os hábitos e o estilo de vida das pessoas.
A terapia assistida por animais possibilita trazer uma melhor forma de aprendizagem e de comportamentos de determinados alunos, e tem o objetivo de ensino que utiliza o cão e outros animais como instrumento facilitador em suas respectivas áreas de atuação. Eles podem atuar ajudando a evitar o bulling, faltas escolares e problemas de comportamentos, além de promover a leitura e o desenvolvimento das habilidades sociais.
Quando se estabelece a relação criança-animal, a criança é capaz de reconhecer o animal como um amigo, de forma a cultivar sentimentos como confiança, cuidado, estima, dentre outros. Pesquisadores já demonstraram que a posse de um animal de estimação durante a infância é uma influência extremamente importante para a construção de uma conduta adulta favorável e para alcançar um ótimo desenvolvimento social.
No trabalho a seguir abordaremos como tema, uma análise de um projeto voltado para terapia assistida por animais, para a melhoria de aprendizado e comportamentos dos alunos. A presença dos animais foi o recurso usado para melhorar o comportamento e a aprendizagem dos alunos.
“A interação entre crianças e animais é inata, pois não exige uma interação verbal, os gestos, a curiosidade de um sobre o outro, o afago, enfim, o contato de um com o outro tem um significado além das palavras.”
Jerson Dotti, 2005.
Projeto
Justificativa
A terapia realizada com animais em sala de aula promove benefícios físicos e mentais, tais como melhoria da capacidade motora, do sistema imunológico, dos sintomas de depressão, diminui a ansiedade e a pressão sanguínea, e aumentam o sentimento de auto-estima.
Aos poucos se nota as diferenças nos alunos considerados indisciplinados, hiperativos ou com dificuldade de concentração. A presença de animais em sala de aula pode ser uma alternativa para melhorar o comportamento e a aprendizagem dos alunos, tanto relacionadas ás regras morais e disciplinares, quanto aos hábitos pessoais e interações sociais.
Objetivo
Geral
Os principais problemas enfrentados pelos educadores eram relacionados a questões comportamentais dos alunos, principalmente àqueles considerado indisciplinados, hiperativos, apáticos ou com dificuldade de concentração.
Os animais em sala de aula foram usados como recurso para melhorar o comportamento e aprendizagem, já que muitos tinham dificuldades em obedecer a regras, ficar em silêncio e cumprir as normas determinadas pela escola.
Específico
• Possibilitar que as crianças aprendam a conhecer melhor os animais, sendo assim mais sensíveis quanto ao manejo, saúde e responsabilidade para com seus próprios animais domésticos; e conseqüentemente reconhecer a necessidade que eles têm de aumentar o próprio bem estar.
• Promover o aprendizado de forma lúdica fazendo o uso de animais de forma, interdisciplinar, facilitando o processo de aprendizagem e memorização tais como leitura, concentração, higiene e socialização.
• Possibilitar aos profissionais da educação novas visões sobre os animais e de que forma estes podem contribuir para complementar o aprendizado, diminuindo a ansiedade e estresse entre as crianças e professores.
• Exercitar a audição. As pessoas chamam os animais pelo nome, ajudando na dicção e estimulando os que possuem problemas na fala.
• Tratamentos fisioterapêuticos. As crianças acariciam, jogam a bola e penteiam os cães, o que ajuda nos movimentos de coordenação motora ao mesmo tempo em que reduzem os riscos de problemas cardíacos, pois a pressão arterial diminui junto com o estresse.
Delimitação do problema
Os alunos estavam faltando com freqüência, pois as aulas estavam rotineiras e sem
...