TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição da cena obrigado por fumar

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.097 Palavras (5 Páginas)  •  963 Visualizações

Página 1 de 5

DESCRIÇÃO DA CENA

Nick Naylor trabalha para uma empresa como representante da academia de estudos do tabaco como lobista mostrando sua grande habilidade em argumentar com a finalidade em defender o direito de consumo do cigarro e relativizar os males da inspiração de monóxido, mediante a profissão a sociedade o detesta, o governo o persegue e a família duvida de sua índole.

Toda semana Naylor se encontra com dois odiados representantes de indústrias, o grupo tendo como denominação “o esquadrão da morte”, Polly, representante do controle de moderação do consumo de álcool e Bobby, d’A Sociedade de Armas e Lições Vitais Para Adolescentes, com a finalidade de relatar as lamúrias dos ataques do governo ao mercado pelo qual debatem e defendem.

Apesar da desonestidade profissional, Nick fará o possível para se reaproximar do filho, tentando se portar diante dele como todo homem de exemplo, tradicional e pai de família. Envergonhado do pai, Joey vê nele o mau exemplo, da lábia, da conversa fiada.

A situação com o filho é mais delicada, e esse é o real conflito. Neste caso, sua atuação não tem de ser lógica e retórica. É passional, paternal; instintiva. E ele não leva o menor jeito para a coisa. É o início de sua provação (Laio Brandão, 2013).

Mas, passando todas as suas viagens de trabalho com o filho essa amizade se torna mais forte, pois eles vão tendo a oportunidade de ficarem mais juntos e se conhecerem melhor pelo qual o pai ensina ao seu filho sobre as vantagens de se ter um bom argumento para conquistar o público.

Nick em uma entrevista à TV foi intimado pelo senador Finistirre a comparecer na câmara com a proposta de colocar nas embalagens de cigarros imagens alertando sobre os riscos do consumo ao tabagismo, mesmo depois de ter sido envolvido aos escândalos noticiados em um jornal por uma repórter que de forma antiética envolveu várias pessoas tornando as culpadas publicamente.

Aprendi a minha lição, dormir com jornalistas é injusto. Não é injusto pra mim, mas para as pessoas cujo único crime é me conhecer. Foram seus nomes; não o meu, que sofreram por um caso sem importância com uma repórter sedutora de Washington, cujo nome não revelarei porque eu tenho dignidade. (OBRIGADO POR FUMAR, 2006).

A ex-mulher de Nick Naylor aparece com seu filho, Joey, para acompanha-lho durante a audiência; sendo questionado sobre a posição dele em relação do consumo do cigarro pelas crianças, o senador tem como resposta que, “é o dever dos pais alertarem aos filhos sobre os perigos do mundo para que quando eles crescessem pudessem escolher qual caminho seguir por si mesmos” (OBRIGADO POR FUMAR, 2009).

Não satisfeito com a resposta, o senador Finistirre coloca Naylor contra a parede ao referir se com a mesma pergunta, mas, em relação ao seu próprio filho mediante ao consumo do cigarro, depois de uma breve pausa, argumentou que quando ele fizesse 18 anos e quisesse fumar compraria seu primeiro maço.

É assim que ele desarma todos os adversários. Ao deixar a câmara, microfones e câmeras já o aguardam do lado de fora. A Academia já o deseja de volta como porta-voz. É sua apoteose. Mas ele, agora, pensa no filho. Seria uma ótima oportunidade de mostrar ao rebento como é ser um grande profissional desejado, seria a oportunidade de mostrar a ele como extorquir dinheiro de uma empresa exigindo maiores salários, mais conforto, seria um momento oportuno de tirar vantagem de qualquer circunstância. Entretanto, Naylor escolhe ser exemplar. (LAIO BRANDÃO, 2006, pg. 41)

No final, Nick Naylor monta sua própria empresa de consultoria para ajudar outros profissionais lobistas em aperfeiçoar suas técnicas e habilidades para um bom argumento e convencer o público consumista.

LISTAGEM E DESCRIÇÃO DE COMPORTAMENTOS ENVOLVENDO VALORES E ATITUDES

Quando o senador o questiona sobre a posição de Naylor em relação ao filho, Joey, quando este quiser fumar, faz-se uma pequena pausa (uma suposta crise de consciência), pois agora envolve seu filho numa situação pelo qual nunca imaginaria.

Ao recusar permanecer como porta-voz da academia de estudos do tabaco, nota-se, uma mudança de comportamento, pois sua real intenção não era mostrar ao filho o quão bom é o cigarro, mas, sim, mostrar o quanto Joey pode desenvolver sua habilidade de argumentação e se auto-favorecer.

Já sei o que estão pensando. Que ótima oportunidade de mostrar a Joey como tirar dinheiro de um chefe traiçoeiro. Mas agora vou dizer o quis dizer com responsabilidade [dos pais]. Há coisas mais importantes do que pagar a hipoteca. Então fiz o que tinha que fazer, neguei o trabalho. (OBRIGADO POR FUMAR, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (121.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com