Desenvolvimento Humano
Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento Humano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gigi_polito • 3/10/2013 • 2.469 Palavras (10 Páginas) • 11.353 Visualizações
Página 7 (indicador)
1) O que é desenvolvimento humano e como o seu estudo evoluiu ?
Desenvolvimento humano é o processo de desenvolvimento que ocorre nos seres humanos desde o momento de sua concepção até a sua morte.
O estudo do desenvolvimento evoluiu muito desde o seu surgimento ( início do século XIX ), mesmo sendo um campo de investigação científica considerado relativamente novo. Esse estudo começou com as chamadas “biografias de bebes “que eram diários onde eram anotados os comportamentos sensoriais, motores, linguísticos e cognitivos dos bebes e seu desenvolvimento.
Após isso, Darwin deu uma respeitabilidade cientifica a estes estudos, publicando também um diária de seu próprio filho.
Página 8 ( indicador)
2) Os quatro objetivos do estudo cientifico do desenvolvimento humano são : descrição, explicação, previsão, e modificação do comportamento. O estudo se apoia nas disciplinas do psicologia, psiquiatria, sociologia, antropologia, biologia, genética, ciência da família, educação, história, filosofia e medicina.
Os métodos de pesquisa estão se tornando mais preciso, já que hoje temos novos equipamentos tecnológicos, instrumentos sensíveis, técnicas mais avançadas de trabalhos com imagens.
Página 9 ( Qual a sua opinião? )
- As razões que nos leva a estudar o desenvolvimento humano, são as possibilidades de entender o que de fato ocorre durante as fases da vida e suas transições e implicações isso pode ocorrer principalmente durante o período escolar se não forem entendidas e respeitadas.
Página 9 (verificador )
- entender as fases do desenvolvimento
- lidar com as nossas próprias transições de vida ou com a de outras pessoas
- entender alguns dos fatores que podem desencadear ou gerar comportamentos considerados “inadequados “socialmente
- Aprender como talvez maneiras de prevenir comportamentos anti – sociais.
- Psicologia, psiquiatria, sociologia, educação e genética
- Um exemplo da aplicação pratica do desenvolvimento humano é quando temos que lidar nas escolas com crianças da mesma idade, mas que tem acoes e comportamentos diferentes, conhecendo um pouco sobre o desenvolvimento humano, pode-se descobrir que uma das crianças pode estar em outro nível de desenvolvimento ou que talvez tenha sofrido algum tipo de interferência durante fases anteriores.
Página 9 (indicador)
Os cientistas do desenvolvimento humano estudam as maneiras como as pessoas mudam ao longo da vida, tanto fisiologicamente como o temperamento do indivíduo por exemplo.
Página 10 (verificador )
- Mudanças quantitativas é uma mudança que ocorre e é percebida através de números ou de uma quantidade, por exemplo o numero de palavras adquiridas no vocabulário de um bebê. Mudança qualitativas é uma mudança que ocorre na estrutura ou organização, como por exemplo a aquisição de habilidades motoras ( escrever, desenhar ).
- Dois exemplos de estabilidade são: crianças que são invariavelmente agressivas ou mandonas e crianças que são submissas.
Página 10 ( indicador )
4 – Os três principais domínios são: desenvolvimento físico, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento psicossocial. Os oito períodos do desenvolvimento humano são: primeira infância, segunda infância, terceira infância, adolescência, inicio da vida adulta, vida adulta intermediaria vida adulta tardia.
Página 11
Cada sociedade tende a ter sua própria divisão dos períodos do desenvolvimento humano, de acordo com a sua cultura e suas necessidades.
Em sociedade mais ultrapassadas, a fase da infância quase não existe, pois os meninos precisam trabalhar cedo e as meninas precisam casar e construir família. Já na sociedade ocidental moderna, por causa das influencias familiares e externas, a fase da adolescência inicia-se mais cedo e dura mais tempo.
Página 13 ( verificador )
- Os três domínios do desenvolvimento são: desenvolvimento físico, desenvolvimento cognativo e desenvolvimento psicossocial. Os três se inter – relacionam, por exemplo, sem o desenvolvimento físico, se torna difícil o desenvolvimento cognativo ( a fala por exemplo), isso tras prejuízos ao desenvolvimento psicossocial; como no caso de uma criança que tenha retardos no seu desenvolvimento físico e consequentemente, tem dificuldades na fala.
- O primeiro período seria o anterior ao nascimento ( onde ocorre o inicio do desenvolvimento físico ) ; depois vem a primeira infância ( 0 a 3 anos) quando há o desenvolvimento das habilidade motoras, o uso de símbolos e cria-se vínculos afetivos com algumas pessoas; segunda infância ( 3 a 6 anos) aprimoram-se as habilidades motoras finas e há o aumento da forca física, o pensamento é mais egocêntrico e há o autoconceito e a compreensão das emoções; terceira infância ( 6 a 11 anos) a forca física e as habilidades atléticas aumentam, diminui o egocentrismo, há o inicio do pensamento logico e as habilidades de memoria e linguagem aumentam, o autoconceito torna-se mais complexo afetando a auto-estima e os colegas assumem importância fundamental; adolescência (12 a 20 anos) o crescimento físico e outras mudanças são rápidas e profundas. Ocorre a maturidade reprodutiva, desenvolve-se a capacidade de pensar abstrato e de usar o raciocínio cientifico, há a busca pela identidade ( principalmente sexual ); Inicio da vida adulta (20 a 40 anos ) a condição física chega no auge, o pensamento e os julgamentos morais são mais complexos e a personalidade fica relativamente estável; vida adulta intermediaria ( 40 a 65 anos ) ocorre uma lenta diminuição das habilidades sensorais, as capacidades mentais chegam ao auge e o senso de identidade continua a se desenvolver. Por fim ocorre a fase da vida adulta tardia ( 65 anos em diante ) há um declínio da saúde das capacidades físicas, é mentalmente alerta e desenvolvem estratégias mais flexíveis para enfrentas perdas pessoais e a morte
...