Diferenças sociais no consumo
Por: Cassiano Gentilini • 12/4/2019 • Ensaio • 3.253 Palavras (14 Páginas) • 168 Visualizações
DIFERENÇAS SOCIAIS NO CONSUMO
O COMPORTAMENTO SOCIAL E O CONSUMO NAS CLASSES SOCIAIS
Alynson Lino Ferreira Bohrer Pedott
Cassiano Candido Gentilini
Francielly Bauer Raupp
Laura Lewczynski Alencar
Matheus Campolongo Scozziero
RESUMO
Com a era da globalização, a tecnologia tem se tornado cada vez mais presente no nosso dia-a-dia. O comportamento do consumidor pode ser visto quando se analisa o uso dos smartphones na sociedade. Item esse que se tornou presente, e por muitas vezes indispensável, para uma grande parcela da população. No auge da era dos aplicativos e com cada vez mais as interações sociais se tornando virtuais, fica indispensável o uso dos smartphones na sua rotina. Com a oferta no mercado cada vez mais disputado, entender a necessidade do cliente, suas carências e estar sempre atento em busca do atingimento da satisfação do cliente, não é apenas o que deve mover as empresas. Quando se entende que o consumo também está atrelado a sua classe social com identificação psicológica e social, ao seu comportamento diante da sociedade, é possível analisar e compreender melhor o consumidor. O objetivo geral desse trabalho é compreender as diferenças de consumo da tecnologia nas classes A e C, visando o comportamento social e do consumidor, bem como as etapas relacionadas ao processo de decisão de compra. Os objetivos específicos são determinar quem pertence as classes sociais A e C, verificar o que define o consumo de tecnologia no consumidor, e identificar a necessidade de ostentação ou pertencimento à alguma classe social por parte do consumidor. O presente trabalho procura mostrar o consumo de smartphones das diferentes classes sociais, analisar o contexto histórico das formações das classes e fundamentar o que induz o consumo a partir de teorias de pensadores da área da sociologia e filosofia. O estudo exibe os fatores que influenciam o comportamento do consumidor na compra dos aparelhos eletrônicos, como o marketing, o poder de comprar de cada classe, e também a influência que algumas classes exercem perante as outras. Responder essas questões possibilitam a sociedade compreender o comportamento do consumidor diante da estratégia que as empresas têm em identificar seus públicos-alvo, e também entender porque, nessa era tecnologicamente globalizada, o ser humano necessita dessa autoafirmação de poder, mensurado de acordo com os bens que ele possui. Os resultados obtidos através desse trabalho são que fatores como renda do consumidor, aspectos sociológicos e da sociedade têm grande influência no comportamento do consumidor. Isso faz as empresas elaborarem estratégias direcionadas ao público-alvo, gerando alcance das perspectivas de satisfação do cliente e consequentemente significativo poder de venda.
Palavras-chave: Comportamento social – classes sociais - consumidor
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema norteador os conflitos das classes sociais diante do consumo desenfreado de produtos eletrônicos, as questões psíquicas entre comportamento dos indivíduos pertencentes as diferentes classes sociais e suas necessidades de estarem conectados e atualizados, pois através dessa análise é possível verificar os conflitos aos quais cada pessoa passa podendo ser semelhantes, mas serão sempre individuais.
Segundo Skinner (1951), o comportamento social é como o indivíduo se comporta na sociedade diante dos grupos sociais a que ele pertence como: comunidade, escola, religião, amigos, etc. São códigos que se aprendem desde a infância, e que integram a uma sociedade ou que dela se afasta. Esses códigos ditam as regras de ação e reação face ao mundo social que cerca o indivíduo.
Conforme Skinner (1951), o comportamento social constitui-se do comportamento de duas ou mais pessoas em relação a uma outra, ou em relação ao ambiente comum.
De acordo com Baum (1999), em fisiologia e sociologia, comportamento social é aquele que é direcionado à interação com outros da mesma espécie. A predação não pode ser considerada como comportamento social, já que é direcionada entre espécies diferentes.
Segundo Baum (1999), enquanto se podem determinar que muitos comportamentos sociais são as formas de comunicação, a comunicação entre membros de diferentes espécies não são propriamente o comportamento social. Em sociologia, "comportamento" se refere muitas vezes a respostas sem significado e contexto social, em contraste com "comportamento social", que possui ambos e é seguido por ações sociais, que são direcionadas a outras pessoas e induzem respostas, formando assim a relação social de uma organização.
Como as classes sociais se diferenciam de acordo com o seu consumo?
A questão que norteia este trabalho é compreender as diferenças de consumo da tecnologia nas classes A e C, visando o comportamento social e do consumidor, bem como as etapas relacionadas ao processo de decisão de compra.
Os objetivos específicos visam determinar quem pertence as classes sociais A e C, verificar o que determina o consumo de tecnologia no consumidor, e identificar a necessidade de ostentação ou pertencimento à alguma classe social por parte do consumidor.
A partir do objetivo exposto pode-se determinar como o pertencimento a uma determinada classe social influencia no consumo de produtos e serviços, isso permite que as empresas possam se adaptar ao que o cliente exige atualmente, segundo Skinner (1951).
Com o estudo também é possível distinguir as necessidades que a indústria tem em atender as diferentes classes sociais no segmento de eletrônicos, buscando satisfazer o consumidor que está cada vez mais atento e rigoroso com o que adquire, de acordo com Skinner (1951).
Explorar essa área tem grande importância no âmbito social, traz características e diferencia o poder de compra dos consumidores de acordo com suas classes sociais, incentiva a indústria a estar sempre em evolução e antenada as mudanças e, permite que o segmento tenha seu diferencial para atender aos seus clientes, é o que diz Skinner (1951).
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Em relação ao comportamento social diante da história, os grupos humanos com comportamento cultural moderno surgem na pré-história em lugares e momentos diferentes. Por quê? Esse salto é determinado pelo aumento das capacidades cognitivas da espécie humana? Não necessariamente, segundo explicam pesquisadores do University College de Londres, Lanes (1984). Para eles, a chave, ou pelo menos uma chave importante, está na estrutura demográfica das populações. Podem ter sido sua densidade, as migrações e as interações entre os subgrupos sociais, o que teria provocado o surgimento da complexidade simbólica e tecnológica no comportamento humano – primeiro na África e depois na Europa, e não necessariamente as mudanças biológicas na capacidade cognitiva, segundo Lanes (1984).
...