Discalculia: Um transtorno de aprendizagem
Por: COMAP Centro de Operações Matemática Aplicada • 10/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.866 Palavras (8 Páginas) • 370 Visualizações
ESBAM
ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS
JOANA REIS
JAIR BRIZIDIO
IZABEL RODRIGUES
DISCALCULIA:
Transtorno de aprendizagem
MANAUS – 2017
JOANA REIS
JAIR BRIZIDIO
IZABEL RODRIGUES
DISCALCULIA:
Transtorno de aprendizagem
[pic 1]
Orientadora: Silvia Maria Sarubi de Lyra
MANAUS – 2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. PERFIL 4
PSICOPEDAGOGO E A SUA FUNÇÃO 4
2. ABORDAGEM GERAL 4
3. DEFINIÇÃO 4
4. CAUSA DA DISCALCULIA 4
5. SINTOMAS 6
5.1. CARACTERISTICAS 6
5.2. CLASSIFICAÇÃO DA DISCALCULIA 7
6. DIAGNOSTICO 7
7. TRATAMENTO 9
7.1. ATIVIDADES PEDAGOGICAS (sugestão de jogos para discalculia) 9
a) TANGRAM 10
b) JOGO DE DOMINÓ 10
c) BOTÕES MATEMÁTICOS 10
CONCLUSÃO 11
BIBLIOGRAFIA 12
INTRODUÇÃO
A matemática está presente em nossa vida a todo o momento e muitas vezes a dificuldade em manipular os números fazendo uma conta na escola ou conferindo um troco no mercado após uma compra é um momento talvez até constrangedor para muitas crianças e adultos respectivamente.
Como professor (a) comprometido com o sistema educacional e procurando métodos para ajudar desde quanto antes a intervir na causa desse problema que atinge em torno de 3 a 6% da população mundial). Esse transtorno de aprendizagem é a discalculia.
"Nenhum professor de matemática deveria se tornar professor até ter sentido na pele às agruras do fracasso matemático" (BEN ORLIN)
Esse trabalho visa definir e identificar os sintomas, causas e possíveis tratamentos da discalculia. Descobrir os elementos que dificulta na capacidade de formação de um pensamento logico no aprendizado da matemática e sugerir possíveis soluções através de atividades pedagógicas. O professor (a) conhecendo os sintomas da discalculia será mais fácil propor uma solução mais adequada e coerente na intenção contribuir para o sucesso acadêmico.
Para realizar esse trabalho de pesquisa serão utilizadas pesquisas em meios eletrônicos (internet) abordagem teórica e bibliográfica.
- PERFIL
PSICOPEDAGOGO E A SUA FUNÇÃO
O psicopedagogo é um profissional que atua na escola, saúde e empresa. Na educação exerce a atividade como coordenador pedagógico, orientador educacional ou professor. Sua função é identificar e analisar os fatores que intervém e prejudicam a boa aprendizagem em uma instituição e favorecer a integração do aluno. Numa linha preventiva o psicopedagogo pode desempenhar uma pratica docente, envolvendo na preparação de profissionais da educação a atuar dentro própria escola.
- ABORDAGEM GERAL
Através deste trabalho de pesquisa pretende-se ampliar os conhecimentos desse fenômeno que trás muitas consequências no âmbito escolar, a discalculia. Como já é sabido que o aluno em condições normais consegue desenvolver todas as suas habilidades e competências na faixa etária escolar. O que não acontecem com os alunos que apresentam as características da discalculia.
- DEFINIÇÃO
Discalculia é um termo frequentemente usado para designar a falta de habilidades na execução de operações matemática ou aritméticas. O Prefixo grego (dys, mal) e do Latim (calculare, contar), ou seja, contando mal. Por ser uma desordem neuropsicológica que dificulta o entendimento e o processo de aprendizagem do calculo, geralmente não apresentam em pessoas com inteligência normal.
- CAUSA DA DISCALCULIA
A causa desse transtorno pode se dizer que existem inúmeras e ainda continuam sendo investigadas, no entanto nunca se afirma com precisão o fator primário do transtorno. Segue abaixo alguns enunciados para diagnosticar:
Lesões cerebrais; lóbulos temporal e parietal do córtex cerebral.
Alterações neurológicas;
Aspectos genéticos;
Deficiências nas habilidades verbais;
Dificuldade no pensamento abstrato;
Perturbações emocionais etc.
A perspectiva neuropsicológica segundo Arandiga (1998) postulou que as dificuldades de aprendizagem na matemática são os resultados dos seguintes instrumentos:
...