Documentário politica de saude no brasil
Por: darllen123 • 23/9/2015 • Relatório de pesquisa • 298 Palavras (2 Páginas) • 446 Visualizações
A busca na melhoria pela saúde no Brasil acontece em vários tempos esse e o tema a ser abordado no documentário “Políticas de saúde no Brasil: Um século de luta pelo direito à saúde” onde mostra a evolução da saúde desde o inicio das vacinas até nos dias atuais com o surgimento do sistema único de saúde (SUS) e os princípios que levaram a sua implantação, pois ele representa uma grande conquista para o povo brasileiro, pois seu objetivo e ter uma saúde igualitária e universal.
O filme inicia com grandes epidemias, sendo criada a lei onde era obrigatória a vacinação contra a varíola e entre outras doenças. Pois era de grande interesse controlar as doenças para que não prejudicasse a exportação de café. Nos anos 1923 surge à caixa de aposentadoria e pensão passada a ser oferecida aos funcionários dessas impressas, os primeiros a ser beneficiários foram os ferroviários. Sendo oferecida assistência medica aos funcionários e familiares. Getulio Vargas ao retoma ao poder criou o então ministério de educação e saúde e as caixas são substituída pelos institutos de aposentadoria e pensão que passa a ser administrada por sindicados e não, mas pelas impressas.
Iniciou a discussão sobre saúde publica no Brasil no inicio da ditadura militar com base na unificação dos IAPS para torna um sistema, mas amplo. Em 1960 aconteceu a tão esperada unificação das IAPS passando a ser direito de todos os trabalhadores a aposentadoria. Em 1967 surgiu à criação do instituto de previdência social, assim cresceu a demanda então a solução do governo foi paga empresas privada para prestar estes serviços. Aproximadamente em 1974 os militares criaram o fundo de apoio ao desenvolvimento social. Que ajudou a ampliar as redes de hospitais privados, por meio de empréstimos com juros sub
...