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Doze HOMENS E DECISÃO - Segundo a teoria perspectiva KAVYH (CICLO DE VIDA DE FORMAÇÃO)

Por:   •  13/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.119 Palavras (9 Páginas)  •  398 Visualizações

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UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP


DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA – SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA C.A.V. (CICLO DE APRENDIZAGEM VIVENCIAL)

SANTANA DE PARNAÍBA – SP

2017


                 ANDRÉIA BEZERRA DE SOUZA ARAÚJO C13JJH-6

  CARLA MARA DE PROENÇA SILVA C23275-0

   BRUNA VIEIRA LOPES CARNEIRO C1456F-0

       CRISTIANE RODRIGUES BRITO C33BAF-2

           GUSTAVO KENJI DE ALMEIDA T29063-5

                     JULIANA SOUZA PINTO C3661F-0

  KEILA ALVES AMARAL DE OLIVEIRA C30983-4

                                                  THAIS SOARES ABREU C123IJ-8

DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA – SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA C.A.V. (CICLO DE APRENDIZAGEM VIVENCIAL)

Trabalho apresentado à Universidade Paulista – UNIP para compor nota do semestre em PROCESSOS GRUPAIS, pela turma de Psicologia 6º e 7° semestre e orientado pela professora: Hely Aparecida Zavattaro.

SANTANA DE PARNAÍBA – SP

2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.........................................................................................3
  2. RESUMO DO FILME................................................................................5
  3. DISCUSSÃO E ANÁLISE DO FILME NA PERSPECTIVA DA TEORIA C.A.V........................................................................................................6
  4. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................10        
  5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................11        

  1. INTRODUÇÃO

O trabalho tem como objetivo estabelecer uma relação entre o filme “Doze homens e uma sentença” e a teoria do Ciclo de Aprendizagem Vivencial, iniciada pelo psicólogo americano David A. Kolb.

A teoria do autor tem como base um modelo de processo nos quais um grupo de pessoas pode passar, que tem como objetivo alcançar uma aprendizagem específica. A teoria é dividida em cinco fases: Atividade/vivência, análise/relato, conceituação/processamento, conexão/generalização e aplicação.

O filme retrata a discussão entre 12 homens para decidir se um garoto porto-riquenho deve ou não sofrer a pena de morte por matar seu pai. O cenário do filme é uma sala onde os 12 integrantes estão confinados, só podendo sair do local ao decidir o veredicto.

A teoria do Ciclo de Aprendizagem Vivencial será utilizada como uma das possíveis maneiras de interpretar os acontecimentos do filme.

  1. RESUMO DO FILME

Doze homens e uma sentença é um filme que narra, as discussões de um júri popular, acerca de um caso de assassinato.

Um jovem pobre de 18 anos é acusado de assassinar o próprio pai, e todas as evidências indicam que o mesmo seja culpado e, portanto deve ser condenado a cadeira elétrica.

Quando o julgamento chega à decisão dos júris eles optam por fazerem uma votação que coloque fim naquele momento (já que a maioria concorda que o jovem seja culpado) para que todos possam retomar suas rotinas cotidianas rapidamente.

Eles dividem-se em números seguindo a sequência de um a doze e votam, quando ocorre a apuração dos votos eles obtêm o resultado de onze acusações e apenas um dos jurados vota pela inocência. O jurado e arquiteto Davis que defende a ideia que para votar que o jovem seja culpado e sentenciado a morte é necessário que haja uma discussão, já que os fatos deixaram dúvidas e esse já seria um motivo para que o garoto não fosse condenado logo de cara.

E assim o filme vai se desenrolando com a tentativa de onze homens em convencer o arquiteto de que o jovem garoto de fato seja culpado e condenado a morte, entretanto ao invés de Davis ser convencido ele que traz reflexões aos demais juris e os faz questionarem as provas e depoimentos apresentados que a princípio pareciam serem óbvios.

Nesse processo argumentativo, há varias discordâncias entre eles, sendo assim existe um conflito, o qual pode estabelecer um nível de dificuldade maior para se chegar a um objetivo em comum.

Esse conflito é gerado dentro de uma sala de júri fechada, onde os doze homens procuram argumentos e provas para dizer se o menino é inocente ou culpado.  O 8º jurado (Davis, arquiteto) sendo o único que se opõe da ideia inicial dos outros, enfrenta várias dificuldades para convencer os outros jurados da inocência do garoto.

Encontra-se uma dificuldade para encontrar argumentos que façam os demais membros a considerarem o réu como inocente, e, uma das maiores dificuldades está relacionada aos rancores e preconceitos dentro de cada um.

De início, a maior preocupação parecia estar voltada no encerrar logo o caso para cada um seguir com sua vida. Portanto, não estava sendo atribuindo uma importância significativa ao caso e assim em cada prova/depoimento analisado, os jurados iam mudando de posição e deixando os pré-julgamentos e pré-conceitos de lado e olhando de forma neutra e clara para o caso no qual eles eram os responsáveis por ajudar a decidir, afinal era a vida de um jovem que poderia ser inocente que estava em jogo.

  1. DISCUSSÃO E ANÁLISE DO FILME NA PERSPECTIVA DA TEORIA C.A.V.

De acordo com a perspectiva de Kolb, o homem é um ser integrado ao meio natural e cultural, capaz de aprender a partir de sua experiência; mais precisamente, da reflexão consciente sobre a mesma. Uma pessoa aprende motivada por seus próprios propósitos, isto é, empenha-se deliberadamente na obtenção de aprendizado que lhe faça sentido. Nas palavras do autor, aprendizagem vivencial é:

O processo por onde o conhecimento é criado através da transformação da experiência. Esta definição enfatiza... que o conhecimento é um processo de transformação, sendo continuamente criado e recriado... A aprendizagem transforma a experiência tanto no seu caráter objetivo como no subjetivo... Para compreendermos aprendizagem, é necessário compreendermos a natureza do desenvolvimento, e vice-versa. (1984, p. 38)

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