TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO BÁSICO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS INTITUCIONAIS

Por:   •  20/5/2021  •  Seminário  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 5

UNESC

Faculdades Integradas de Cacoal

Mantida pela Associação Educacional de Rondônia

         

     RELATÓRIO FINAL – ESTÁGIO BÁSICO EM PSICOLOGIA E PROCESSOS INTITUCIONAIS

1-CAPA

2-FOLHA DE ROSTO

3-IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Identificação da Instituição:

Nome: E.E.E.F.M Carlos Gomes

Endereço: Av Recife n 335

Cidade: Cacoal Ro

Telefone: (69) 3441-7984

Informações sobre o estágio:

Setor:

Data de início: 07/09/2020

Data de término: 28/09/2020

Duração em horas:

Orientação e supervisão:

Nome da concedente do estágio

Supervisor(a) do Local do Estágio: Maria do Socorro Magalhães

Coordenador de Estágio do Curso: Carina Barbosa Bússolo.

Orientador (Professor da disciplina): Carina Barbosa Bússolo.

4- SUMÁRIO

5- INTRODUÇÃO

O estágio foi desenvolvido para trabalhar questões importantes com as crianças e pre adolescentes, de forma que seria desenvolvida uma roda de conversa, mas com as questões da pandemia, se fez necessário uma nova perspectiva, assim foi dada continuidade em um projeto que a escola já estava trabalhando que é esse projeto de contar histórias, buscamos de forma dinâmica, com animações abordar assuntos importantes, para buscar uma reflexão por parte dos ouvintes. Desenvolvido na escola Carlos Gomes, uma escola do município de ensino fundamental.

O presente estagio trata da importância de contar histórias para as crianças para aprimorar o relacionamento escolar, auxiliando na formação do indivíduo critico, o contar de histórias na educação infantil desperta a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve a autonomia e o pensamento, proporciona vivenciar diversas emoções como medo e angústias, ajudando a criança a resolver seus conflitos emocionais próprios, aliviando sobrecargas emocionais, ajuda a criança a ter contato e respeitar o diferente, abordando temas necessários de forma dinâmica.

6- DESENVOLVIMENTO

O estágio ocorreu em uma escola pública de ensino fundamental, onde já havia um projeto de contar histórias, pude observar o quão importante é determinados temas para o desenvolvimento infantil.

O ato de contar histórias instrui, socializa e diverte as crianças. É uma ferramenta que desperta o interesse pela leitura, ajuda no desenvolvimento psicológico e moral, auxiliando na manutenção da saúde mental das crianças em fase de desenvolvimento, amplia o vocabulário e o mundo de ideias, desenvolvendo a linguagem e o pensamento, trabalha a atenção, a memória e a reflexão, desperta a sensibilidade, a descoberta da identidade, adapta as crianças ao meio ambiente, assim como desenvolve funções cognitivas para o pensamento como comparação, raciocínio lógico, pensamento hipotético e convergente e divergente. A organização geral dos enredos possui um conteúdo moral que colabora para a formação ética e cidadã das crianças

O primeiro passo foi uma reunião com a coordenadora para que pudéssemos criar algo criativo para cativar a atenção das crianças, onde a mesma nos apresentou o projeto já existente na instituição, as histórias que são narradas e contadas uma vez na semana para as crianças.

No primeiro contato foi uma história sobre o amor e suas diferentes apresentações, como está inserido no cotidiano de cada um, trazendo vários contextos em que se pode encontrar esse sentimento, em forma de empatia, consideração ou respeito. Fazendo com que as crianças levantem essa hipótese na cabeça, em que se faz importante enxergar o amor em diversas situações

O segundo contato foi contado a história da princesa Sofia, uma princesa diferente da que costumamos ver, sem querer passar aquela perfeição, mostrando que todos somos reais, temos problemas e que a sua vida não se torna pior do que a do amigo.

Tivemos no terceiro contato a história das pequenas alegrias, onde os personagens mostram as pequenas alegrias da vida de cada um, onde ajuda o colega a enxergar positividade mesmo diante das adversidades que a vida pode apresentar, contemplar o simples o dia a dia, essa é ideia que buscamos passar e recebemos muitos feedbacks positivos. A última história contada foi “Uma princesa diferente”, com o objetivo de trabalhar a empatia, respeito com o próximo ressaltando que cada um tem sua individualidade, aprender a respeitar o próximo, cada um tem seu jeito.

Cada criança é única, passa por estágios psicológicos que durante seu desenvolvimento precisam ser observados e respeitados. Essas etapas dependem da idade, do nível de conhecimento, domínio do mecanismo de leitura e do nível de amadurecimento psíquico, afetivo e intelectual. Tudo isso foi levado em consideração ao escolher cada história a ser contada. psicológicos observados que caracterizam os processos instituídos.

A contação de histórias é muita importância na educação infantil, onde atualmente os livros vem perdendo espaço, dando lugar a novas tecnologias e maneiras mais modernas de contribuição de conteúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com