ESTUDO DE CASO UNIFICAÇÃO CULTURAL
Por: ilsonfreire7 • 21/4/2020 • Trabalho acadêmico • 320 Palavras (2 Páginas) • 1.149 Visualizações
DISCIPLINA: TRABALHO E SUBJETIVIDADE |
3. PERÍODO |
EQUIPE: Everilson Freire Da Cruz Matricula : 19195850 |
ESTUDO DE CASO
UNIFICAÇÃO CULTURAL
Analise em grupo o caso e responda as questões abaixo:
- O grupo Votorantim é uma holding que reúne diversas unidades, que atuam em diversos setores. Em uma organização dessa natureza, com milhares de funcionários divididos entre as muitas empresas do grupo, como a Votorantim Metais, a Votorantim Celulose e Papel e a Votorantim Cimentos, vocês acham possível e necessário trabalhar para que haja uma única cultura organizacional? Justifiquem sua resposta.
Sim, Penso que a organização deve manter sua cultura organizacional, pois sendo assim consegue manter seus valores e princípios, fundamentais.
- Quais são, na opinião de vocês, os pontos positivos e negativos da cultura organizacional da Votorantim, fundamentada em valores como a lealdade, a confiança e as relações paternalistas entre gestores e funcionários? Em uma organização deste tamanho, o que vocês fariam para garantir a disseminação e o compartilhamento dos mesmos valores e crenças?
Creio que os impactos positivos acontecem de acordo com a otimização dos resultados que uma cultura gera dentro de uma organização, no caso a forma paternalista de administração organização, alimenta valores desde o princípio da fundação. Para manter a mesmo pensamento seria fazer o que eles fizeram, criaram uma Universidade Corporativa.
- No caso narrado, a contratação de novos executivos foi vista como uma das causas da fragmentação cultural da Votorantim. Vocês acham que isso sempre ocorre nas empresas que crescem muito e precisam contratar novos funcionários? Como vocês acreditam que isto poderia ser evitado?
Os vícios trazido de fora são muito difíceis de mudar, seria como fazer uma reprogramação em todos os aspectos, desde mental até culturalmente. Mesmo que a mudança seja possível, o processo não é simples , barato e tende a provocar alguns traumas com efeitos colaterais, essas mudanças podem gerar resistência dos funcionários , conflitos internos e fortalecimento de uma subcultura resultando uma falta de coordenação e sintonia interna.
...