ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO - RESUMO
Por: Gaabriielaa • 30/3/2016 • Relatório de pesquisa • 2.058 Palavras (9 Páginas) • 7.593 Visualizações
Os Principais Passos na Evolução do Estudo do Desenvolvimento
O campo do desenvolvimento humano constitui-se do estudo cientifico de como pessoas mudam, bem como das características que permanecem razoavelmente estáveis durante toda a vida. O estudo do desenvolvimento humano começou com estudos sobre a infância durante o século XIX. Ao final do século XIX, os cientistas haviam desvendado o mistério da concepção e debatiam sobre “natureza versus experiência”, ou seja, sobre a importância relativa das características inatas e das influencias externas. A adolescência não era considerada uma fase separada de desenvolvimento até o inicio do século XX, quando G. Stanley Hall (1904-1916), publicou Adolescence (Adolescência), um livro popular, mais não cientifico e em 1922, aos 78 anos de idade, publicou Senescence: The Last Half of Life (Senescencia: A Última Metade da Vida). Seis anos depois Stanford inaugurou a primeira unidade de pesquisa cientifica dedicada ao envelhecimento. Mas o estudo do envelhecimento teve que esperar mais uma geração para florescer. Desde o final da década de 1930, diversos estudos importantes de longa duração, concentraram-se na inteligência e no desenvolvimento da personalidade na idade adulta e na velhice.
À medida que estes estudos se estendiam à vida adulta, os cientistas do desenvolvimento começaram a se concentrar em como determinadas experiências, vinculadas a tempo e lugar, influenciam o rumo das vidas das pessoas.
Hoje, a maioria dos cientistas do desenvolvimento reconhecem que o desenvolvimento ocorre durante toda a vida. Esse conceito de um processo vitalício de desenvolvimento que pode ser estudado cientificamente é conhecido como desenvolvimento no ciclo vital.
O desenvolvimento é vitalício. Cada período do tempo de vida é influenciado pelo que acontece antes e irá afetar o que esta por vir. Cada período tem suas próprias características e um valor sem igual; nenhum é mais ou menos importante do que qualquer outro.
O desenvolvimento depende de historia e contexto. Cada pessoa desenvolve-se dentro de um conjunto especifico de circunstâncias ou condições definidas por tempo e lugar.
O desenvolvimento é multidimensional e multidirecional. O desenvolvimento durante toda a vida envolve um equilíbrio entre crescimento e declínio. Quando as pessoas ganham em um aspecto, podem perder em outro, e em taxas variáveis.
O desenvolvimento é flexível ou plástico. Plasticidade significa capacidade de modificação do desempenho. Muitas capacidades, como memória, força e persistência, podem ser significativamente aperfeiçoadas com treinamento e pratica, mesmo em idade avançada.
Desenvolvimento Humano: Uma introdução ao Campo
Ciência e seus objetivos
À medida que o campo do desenvolvimento humano tornou-se uma disciplina cientifica, seus objetivos evoluíram para incluir a descrição, explicação e modificação do comportamento. Descrição é uma tentativa de retratar o comportamento com precisão. Explicação é a revelação das possíveis causas do comportamento. Predição é prever o desenvolvimento futuro com base no desenvolvimento progresso ou presente. Modificação é a intervenção para promover o desenvolvimento ideal.
Os cientistas do desenvolvimento observam grandes grupos de crianças e estabelecem normas ou médias para o comportamento nas diversas idades. Depois eles tentam explicar o que causa ou influência o comportamento observado. Esse conhecimento pode tornar possível prever o que a capacidade de linguagem em uma determinada idade pode informar-nos sobre o comportamento posterior. Finalmente, o conhecimento de como a linguagem desenvolve-se pode ser utilizado para modificar o comportamento.
A compreensão do desenvolvimento adulto também tem implicações praticas. Ela pode ajudar as pessoas a lidar com as transições da vida.
Mudança e Estabilidade
Os cientistas do desenvolvimento estudam dois tipos de mudanças no desenvolvimento: quantitativa e qualitativa. A mudança quantitativa é uma mudança de número ou quantidade, como as do crescimento em altura, peso, vocabulário ou frequência de comunicação. A mudança qualitativa é uma mudança no tipo, na estrutura ou na organização. Ela é marcada pelo surgimento de novos fenômenos que não podem ser facilmente antecipados com base no funcionamento anterior, como a mudança de uma criança não verbal para outra que compreende as palavras e sabe comunicar-se verbalmente.
Características do Desenvolvimento (REVISAR)
Os cientistas do desenvolvimento falam de modo distinto sobre desenvolvimento físico, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento psicossocial.
O crescimento do corpo e do cérebro, das capacidades sensoriais, das habilidades motoras e da saúde são parte do desenvolvimento físico e podem influenciar outros aspectos do desenvolvimento.
A mudança e a estabilidade nas capacidades mentais, como aprendizagem, memória, linguagem, pensamento, julgamento moral e criatividade constituem o desenvolvimento cognitivo. Elas estão intimamente relacionadas ao crescimento físico e emocional.
A mudança e a estabilidade na personalidade e nos relacionamento sociais constituem juntos o desenvolvimento psicossocial, o qual pode influenciar o funcionamento cognitivo e físico.
Embora examinemos separadamente o desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial, uma pessoa é mais do que um conjunto de partes isoladas. O desenvolvimento é um processo unificado.
Ciclo Vital
O conceito de períodos do ciclo de vida é uma construção social: um ideal a cerca da natureza da realidade aceito pelos integrantes de uma determinada sociedade em uma determinada época com base em percepções subjetivas compartilhadas.
...