ETOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA ESTUDO EM PSICOLOGIA
Ensaios: ETOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA ESTUDO EM PSICOLOGIA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: thirteen • 10/4/2014 • 273 Palavras (2 Páginas) • 1.021 Visualizações
A Etologia é a disciplina que estuda o comportamento animal tendo como uma de suas preocupações básicas a evolução através do processo de seleção natural e está fortemente interligada com a Psicologia, que por sua vez, ocupa-se do indivíduo, e do comportamento humano com base nos processos mentais.
Partindo dessas duas disciplinas observamos os comportamentos que se assemelham no “bicho homem” e no “bicho” propriamente dito; um exemplo desse intercâmbio é a sociabilidade, o homem é um ser sociável, porém podem-se perceber maneiras sociais em outros animais, o que tem um imenso papel para possamos entender melhor os padrões de comportamento. Na Psicologia existem diversas formas de explicar o comportamento humano, como fatores causais próximos e históricos, contudo alguns atos praticados, como a compaixão ou a violência, não são apenas cultural ou socialmente adquiridos e possuem um grau de determinação genética, mas a característica genética não é algo imutável e essas ações também são influenciadas pelos estágios da vida do individuo e pelo meio ambiente, é o que Etologia propõe-se a compreender, o comportamento como resultado de influencias biológicas, que estão à mercê da evolução e adaptação ao meio, adaptação esta que garantiu a sobrevivência dos homens primitivos.
Partindo de que o comportamento animal também se caracteriza pela reação aos estímulos ambientais que são percebidos e captados pelo organismo, a Neuroetologia busca desvendar o funcionamento do sistema nervoso através do comportamento natural dos animais levando em consideração fatores evolutivos. Portanto, essa ponte existente entre a Psicologia e a Etologia é muito importante para o entendimento das diversas reações animais, dos fatores cognitivos e para a compreensão do ser humano como um ser biopsicossocial.
...