Educação Ambiental
Pesquisas Acadêmicas: Educação Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anndrezzinhoww • 10/6/2013 • 1.230 Palavras (5 Páginas) • 472 Visualizações
1. INTRODUÇAO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O DESCARTE DE LIXO ELETRÔNICO
A Educação Ambiental é de grande importância no processo de formação da consciência sobre a necessidade de preservar os recursos naturais. Cabe a sociedade a tarefa educativa e, ao mesmo tempo ela cumpre um papel fundamental como promotora e divulgadora dos diversos temas a serem trabalhados sobre as questões ambientais, a fim de mostrar que é possível melhorar o ambiente em que se vive. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) deliberam sobre a educação ambiental, deixando claro que:
[...] o papel central da educação para a construção de um “mundo socialmente justo e ecologicamente equilibrado” requer “responsabilidade individual e coletiva em níveis local, nacional e planetário.” E é isso que se espera da Educação Ambiental no Brasil, que foi assumida como obrigação nacional pela Constituição promulgada em 1988 (BRASIL, 1997, p. 24).
Pensar a questão ambiental é um problema de natureza educacional. Valorizar os recursos naturais, entender sua importância e participar de atitudes que venham a convergir para a preservação são de uma questão de cidadania. Os últimos anos foram marcados pela tomada de consciência da sociedade humana dos graves problemas ecológicos que já afetam a vida do nosso planeta e de seus povos e que, mais drasticamente ainda passarão a afetar o nosso futuro, caso não se chegue, o mais rápido possível, a novas formas de relacionamento entre o homem e a natureza. Assim posta, a situação exige uma preparação urgente da humanidade para a tarefa, principalmente das novas gerações. A educação, como “sempre, terá papel fundamental nesse processo (ISAIA, 2001, p.129)”.
O lixo eletrônico aumenta três vezes mais do que lixo convencional e de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a maioria desses resíduos não possui ainda uma destinação adequada, constituindo um risco para o meio ambiente e para a saúde.
O maior centro público de descarte e reuso de lixo eletrônico da América Latina funciona num galpão de 450 metros quadrados, localizado na Universidade de São Paulo (USP). Para o local são levadas aproximadamente 20 toneladas de resíduos eletrônicos por mês, constituindo toneladas de veneno quando se misturam com diversos tipos de plásticos, metais e componentes.
Todo esse material é jogado fora, embora possua um alto valor de mercado, isso sem considerarmos as máquinas que, em muitos casos, ainda funcionam.
Nesse sentido, o presente trabalho consiste no desenvolvimento de um projeto de educação ambiental sob o enfoque do descarte de lixo eletrônico.
Para a realização do trabalho foi desenvolvida uma palestra e conscientização em uma escola pública municipal do Município de Assis, com crianças do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental.
EMBASAMENTO LEGAL – POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
A Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010, reúne os princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações a serem adotados pela União, Estados e Municípios tendo em vista a gestão integrada e o gerenciamento ambiental adequado dos resíduos sólidos. Sua regulamentação se deu através do Decreto 7.404, de 23 de dezembro de 2010.
Esta Lei estabelece dois prazos claros para Estados e Municípios:
• Dia 02/08/2012 para a elaboração dos Planos de Gestão Integrada, estadual, distrital e municipal;
• Dia 02/08/2014 para disposição final ambientalmente adequada em aterros sanitários, o que implica na prática a implantação da coleta seletiva e extinção dos lixões ou aterros controlados.
INSTRUMENTOS DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PNRS)
Os Instrumentos integrantes da Política Nacional de Resíduos Sólidos encontram-se listados no art. 8º da Lei, podendo ser citados como exemplos de artigos diretamente relacionados com os municípios:
• Os planos de resíduos sólidos;
• Incentivo à criação e desenvolvimento de cooperativas ou outras formas de associação de coletores de materiais reutilizáveis e recicláveis;
• Cooperação técnica e financeira entre os setores público e privado para o desenvolvimento de pesquisas de novos produtos, métodos, processos e tecnologias de gestão, reciclagem, reutilização, tratamento de resíduos e disposição final ambiental adequada de rejeitos;
• Incentivos fiscais, financeiros e creditícios;
• A educação ambiental;
2. OBJETIVOS
Objetivo Geral:
• Reciclar materiais provenientes do lixo eletrônico.
Objetivo Específico:
• Realizar a triagem minuciosa dos componentes que ainda funcionam;
• Classificar os materiais recebidos;
• Contribuir na diminuição dos impactos ambientais;
• Criar programas de descarte correto de equipamentos;
• Criar oportunidades para a reutilização de peças;
• Possibilitar a inclusão digital, social da comunidade.
• Buscar parcerias com empresas privadas e prefeitura municipal.
3. METODOLOGIA
• Local
O trabalho desenvolvido aconteceu na EMEIF José Santillo Sobrinho, localizada no município de Assis, na Rua Xavier de Vasconcelos, nº 130, Vila Marialves.
• Instrumentos
Para o desenvolvimento do trabalho elaboramos uma palestra de conscientização sobre o descarte de lixo eletrônico.
Nessa palestra foram apresentadas a importância da reciclagem, alertando sobre os riscos e danos causados pelo descarte incorreto do lixo
...