Elaboração de Laudo Psicológico
Por: Angelita758 • 2/5/2018 • Relatório de pesquisa • 374 Palavras (2 Páginas) • 783 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS
PSICOLOGIA JURÍDICA
TRABALHO I
ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE LAUDO PSICOLÓGICO
RESOLUÇÃO CFP Nº 007/2003
ARARAQUARA – SP
2018
I - Segundo a resolução CFP Nº 007/2003, qual a finalidade do Laudo Psicológico?
- Tem como finalidade apresentar os procedimentos e conclusões geradas pelo processo de avaliação psicológica, relatar sobre o encaminhamento, intervenções, diagnóstico, prognóstico e evolução do caso, orientar e sugerir processo terapêutico e se necessário, solicitar acompanhamento psicológico, limitando-se a fornecer somente as informações necessárias, relacionadas à demanda, solicitação ou petição.
II - Explique de forma sintética cada um dos itens da estrutura indicada para esta modalidade de documento escrito nesta resolução.
- Na estrutura relatório psicológico, por era de natureza e valor científico, deve-se conter narrativa detalhada e didática com clareza, precisão e harmonia, para que seja compreendida pelo destinatário. Portanto divide-se em cinco itens:
- IDENTIFICAÇÃO – que tem a finalidade de identificar, sendo:
- O autor relator - quem elabora (psicólogos).
- O interessado - quem solicita (justiça, empresa, entidades ou cliente).
Assunto – finalidade ( qual a razão/finalidade).
2 – DESCRIÇÃO DA DEMANDA - apresenta-se a análise da demanda de forma a justificar o procedimento adotado.
3 – PROCEDIMENTO - Como foram obtidos os resultados; se semanalmente ou diários, onúmero de encontros, pessoas ouvidas, avaliando a complexidade do que está sendo demandado.
4 – ANÁLISE – Documento no qual o psicólogo faz uma exposição descritiva, objetiva e fiel dos dados colhidos e das situações vividas, relacionadas à demanda em sua complexidade, respeitando os princípios éticos e as questões relativas ao sigilo das informações, relatando apenas o que for necessário para esclarecimento do encaminhamento, conforme “Código de Ética Profissional do Psicólogo” e ainda suas afirmações devem ter uma linguagem precisa, embasada no uso de texto que condizem com a demanda.
5 – CONCLUSÃO – O psicólogo expõe o resultado de sua investigação a partir das referências que subsidiaram o trabalho, contemplando a complexidade das variáveis envolvidas durante todo processo. Após a narração conclusiva, encerra-se o documento, indicando o local, data de emissão, assinatura do psicólogo e o seu número no CRP.
...