Estágio Supervisionado Em Psicopatologia Geral Relatório apresentado ao Curso de Graduação
Por: Daiana Oliveira • 21/9/2020 • Relatório de pesquisa • 710 Palavras (3 Páginas) • 630 Visualizações
[pic 1][pic 2]
DAIANA DO NASCIMENTO OLIVEIRA
Estágio Supervisionado Em Psicopatologia Geral
Relatório apresentado ao Curso de Graduação
Em Psicologia /Estágio Supervisionado Em Psicopatologia Geral
Sobre /Análise e Observação no CAPS
Orientador: Professor Adônis
INTRODUÇAO
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Surgiu após a reforma psiquiátrica no ano de 1978, CAPS conta com uma equipe ,composta por Enfermeiros, Psicólogos, Assistentes Sociais, Técnicos de Enfermagem entre outros.
As atividades desenvolvidas neste ambiente tem uma categorização de ser realizadas em grupos, individuais familiares e comunitárias.
O estágio supervisionado tem como objetivo conhecer e evidenciar, as atividades diárias do CAPS sendo importante resaltar o aprendizado adquirido e satisfatório de um modo geral.
METODOLOGIA
CAMPO E CENÁRIO
A observação realizada no dia 04/10/2018 no CAPS situado na Rua Carutapera, 167em Guarulhos, Bairro Gopouva SP.
No inicio grupo se juntou a uma roda de conversa com profissionais do estabelecimento, juntamente com os pacientes onde houve após a conversa uma atividade interativa de jogo, com vídeo game, onde cada um acabou se individualizando conversando com
os pacientes ali presente no local,para que fossem realizada as propostas de projeto do estágio.
Procedimentos E Instrumentos
O Centro de Atenção Psicossocial trata-se de pessoas com transtornos mentais leve, médio graves,com neuroses, pessoas de depressão onde há um trabalho multidisciplinar, de acolhimento com triagem e atendimentos de portas aberta, de segunda a sexta das 07:00 hás 19:00.
Atividades desenvolvidas com grupo terapêutico atendimento farmacêutico,bazar beneficente,artesanato, alimentação entre outras.
Atende-se as patologias tais como Esquizofrenia,Transtorno Bipolar,Ansiedade generalizada dentre outros transtornos.
Dentre as atividades desenvolvidas escolhi o paciente w. que relata estar frequentemente no CAPS há 3 anos descreve morar com sua mãe e 3 filhos.
Separado de sua esposa, W relata que a mãe e os filhos são sua principais relações afetiva,motivo de sua separação não deixa claro.
W diz gostar muito do Caps para sua distração que se sente bem e acolhido,nesse primeiro contato percebe-se que o paciente realmente quer ser ajudado , pois a todo instante nota –se no dialogo sua vontade de ser reinserido ao mercado de trabalho quando lhe faço uma pergunta como ele se enxergava dali 10anos,e surpreendentemente ele responde trabalhando.
No inicio nota –se bastante resistência por parte de W que dialoga e ao mesmo tempo se fecha novamente ,mais com algumas insistência após alguns instantes ele acaba cedendo um pouco mais dando liberdade o que torna o diálogo mais consistente e concreto,no entanto perguntei o que mais gostava de fazer nesse momento a resposta foi variada como cozinhar,jogar vídeo game,estar coma família em sitio.
Estabelecemos metas ali naquele momento pedi para que ele registrasse cada momento dele junto a família,o mesmo concordou com risos relatou também fazer um churrasco onde gostaria de minha participação percebe-se um vinculo afetivo estabelecido no momento.
...