Estagio Basico 1
Artigo: Estagio Basico 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: manuzera • 25/6/2014 • 1.298 Palavras (6 Páginas) • 315 Visualizações
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Discentes: Flávia Freitas e Manuella Nápolis
Cáceres
201
Liderança Centralizadora:
Ao longo do estágio, observamos e concluímos que, a líder da empresa trabalha com um estilo de liderança centralizadora, é ela quem faz as atividades mais estratégicas e interessantes da empresa a todo o momento, trazendo para si toda responsabilidade da empresa. De acordo com Lourenço, "Há líderes que pensam em promover novos líderes, ou, se uma vaga de chefia não está disponível, pensam em trazer novos talentos para a empresa. Mas outras pessoas que não pensam assim". E a atitude de não delegar aquilo que é mais "interessante" pode ser causada pelo medo de perder espaço na empresa, ou de o membro da equipe que fez o trabalho com tanto louvor ganhar mais destaque. "É uma visão míope do líder porque, se de um lado ele mesmo fizer a atividade e ganhar destaque, caso faça bem, do outro ele acaba sobrecarregado e, muitas vezes, com problemas familiares".
Tal comportamento pode ser inconsciente, e o líder só perceberá que está sendo centralizador depois de sentidas as consequências de suas atitudes. Observamos que a líder demonstra um cansaço pelo excesso de trabalho, pois deixou claro sua dificuldade de delegar tarefas. Uma das consequências desse estilo de liderança pode contribuir para a estagnação da e insatisfação da equipe. Com tantas consequências negativas refletidas dessa liderança centralizadora, existem maneiras de melhorar o desempenho da empresa e mudar a visão e o comportamento do líder, através de treinamentos sobre liderança; por meio da ajuda de um coach; com a ajuda da equipe, chamando a responsabilidade para si em determinadas tarefas; e até mesmo do feedback.
Franquia
A franquia empresarial (franchising) é regulada pela Lei 8.955, de 15 de dezembro de 1994, que assim a define em seu artigo 2º: “Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício”.
Diferenças entre Franquia e Negócio Independente
Franquia:
- Oferece produtos ou serviços já desenvolvidos, testados e implantados no Mercado, dependendo do tipo de franquia.
- Oferece de imediato, MARCA de produtos ou serviços, com boa aceitação de Mercado, dependendo do tipo de Franquia.
- O franqueador tem liberdade limitada na escolha de produtos ou serviços dependendo da modalidade de franquia, para evitar riscos de Mercado.
Negócio Independente:
- Requer Know - How, para criar produtos ou serviços, desenvolver, testar e implantar no mercado.
- Requer tempo para conquistar a aceitação do Mercado, de MARCA e de produtos ou serviços a serem comercializados.
- O empreendedor tem plena liberdade para escolher produtos ou serviços, embora com riscos de Mercado.
Quanto a mercado
Franquia:
- Oferece a MARCA testada, experimentada e com aceitação de Mercado, dependendo do tipo de franquia.
- Fornece consultoria para Pesquisa e conhecimento do Mercado específico, dependendo do tipo de franquia.
Negócio Independente:
- Há necessidade de pesquisar MARCAS já testadas, experimentadas e com aceitação de Mercado.
- Há necessidade de contratação de consultoria externa, em caso de inexperiência do empreendedor, para realizar pesquisas e estudos de mercado.
Treinamento:
De acordo com nosso conhecimento adquirido em sala de aula o treinamento é um processo de educação profissional, desenvolvido pela empresa, com objetivo de capacitar a mão-de-obra para suprir suas necessidades. Ao fazermos os levantamentos de dados de como é feito o treinamento dos funcionários da empresa Subway Cáceres, entendemos que o treinamento é imprescindível dentro de uma instituição, pois tem como finalidade melhorar tanto o desenvolvimento profissional do ser humano na sua organização, quanto no desempenho de suas funções, além de ser o processo que visa à preparação e ao aperfeiçoamento das habilidades e dos conhecimentos dos funcionários de uma organização. “Treinamento é um processo de assimilação cultural em curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimento, habilidades ou atitudes relacionadas diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho” (MARRAS 2001, p. 145).
Entre os objetivos do treinamento, Marras (2001 p. 147) cita dois importantes objetivos: os objetivos específicos – são os que trazem a qualificação do profissional e a oportunidade de elevar os seus conhecimentos e de estarem sempre atualizados às inovações dentro das suas atividades. Os objetivos específicos devem ser realizados em treinamentos claros e precisos de acordo com a necessidade estabelecidas, Marras (2001, p. 148), definem os objetivos específico sendo eles:
Formação Profissional: que tem como base, elevar o conhecimento do profissional à sua profissão, para elevar o seu desempenho nas suas atividades.
...