Estagio Psicologia Escolar
Por: Ericklain • 10/6/2018 • Resenha • 439 Palavras (2 Páginas) • 440 Visualizações
Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN[pic 1]
Campus Campo Limpo Curso: Psicologia
RA: 8466211101 Eric da Fonseca Klain RA: 8207950784 Rose Greice Pova
RA: 2444151442 Rebeca Berras da Silva RA: 9896551025 Thiago Bomfim Moreira RA: 8417106479 Wagner Pereira de Pádua
Estagio Psicologia Escolar
Professora: Vera
São Paulo 2017
Trabalho Projete de Ação em Psicologia Escolar
O presente trabalho trata-se da observação de vários aspectos no contexto escolar, tendo como foco a relação de afetividade entre os alunos e como isso se reflete na sala de aula, onde se introduz o fator orientador como mais uma figura afetiva. É fato que uma classe que apresenta uma estrutura afetiva bem desenvolvida fornece ferramentas para o orientador, explorar de forma produtiva as potencialidades da classe. A palavra "aluno" tem origem do latim, onde a corresponde a "ausente ou sem" e luno, que deriva da palavra lumni, significa "luz". Portanto, aluno quer dizer sem luz, sem conhecimento. Dessa forma cabe ao orientador o papel de instruir levar a luz do conhecimento, ou seja, desvelar os entroncamentos do saber a fim de desenvolver os potenciais adormecidos dos indivíduos.
O Projeto de intervenção escolar será realizado junto ao Instituto Radar Brasil de Qualidade de Vida, o qual prevê em seu estatuto, a educação como um processo imprescindível para inserção social, realizando intervenções em escolas, trabalhos introdução a cidadania, projetos de instrumentalização e prevenção para promoção do autoconhecimento. Dessa forma para se estabelecer um ambiente acadêmico favorável, se compreende como componente indispensável ao desenvolvimento humano, a afetividade, que infelizmente hoje se encontra cada vez mais disperso na sociedade, fator indispensável a interação social, em outras palavras é ela quem fornece a dimensão psíquica brilho e calor nas experiências humanas. Um ambiente sem afetividade torna-se vazio, um individuo sem contorno afetivo pode criar um contexto onde um deslocamento emocional e a apatia social dão indícios a construção de um individuo com traços sociopatas.
“Assim a Afetividade é um termo genérico, que compreende várias modalidades de vivências afetivas, como humor ou estado de ânimo, as emoções, sentimentos, afetos e paixões e no sentido abrangente, está sempre relacionada aos estados de bem-estar e mal-estar do indivíduo” (Dalgalarrondo, 2008).
Podemos compreender segundo Dalgalarrondo que o estado de ânimo é caracterizado como o tônus afetivo do individuo, ou seja, a estância mínima que se delimita um determinado estado emocional de uma pessoa em dado momento, as
Thank you for using www.freepdfconvert.com service!
Only two pages are converted. Please Sign Up to convert all pages. https://www.freepdfconvert.com/membership
...