Estagio em Psicologia da Saude
Por: julianebarbieri • 19/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.607 Palavras (7 Páginas) • 657 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS
DAIANE SILVA AMORIM RA:8097879526
JULIANE BARBIERI JERONIMO RA:8637273000
THAIS FERNANDA DE OLIVEIRA RA:2953583192
THALITA OLIVEIRA RA:8634250449
THAMIRES COSTA RA:8636273109
PSICOLOGIA DA SAÚDE
Campinas
2016
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS[pic 2]
DAIANE SILVA AMORIM RA:8097879526
JULIANE BARBIERI JERONIMO RA:8637273000
THAIS FERNANDA DE OLIVEIRA RA:2953583192
THALITA OLIVEIRA RA:8634250449
THAMIRES COSTA RA:8636273109
TRABALHO PSICOLOGIA DA SAÚDE
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia da Saúde e Hospitalar, da Faculdade Anhanguera de Campinas, como parte dos requisitos exigidos para obtenção de nota, sob a orientação da Profª. Maria Eufrásia de Faria Bremberger .
Campinas
2016
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- ANÁLISE DA ENTREVISTA
- APRECIAÇÃO GERAL DO GRUPO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- ANEXO - ENTREVISTA
INTRODUÇÃO
A American Psychological Association (APA) criou a divisão de psicologia da saúde (Divisão 38) diferenciando a da medicina comportamental. E busca explicar como a saúde do indivíduo pode ser afetada por seus pensamentos, sentimentos, e atitudes, individuais e coletivas
A psicologia da Saúde é um campo da Psicologia que aplica princípios e pesquisas para a melhoria, o tratamento e a prevenção de doenças, atuando nas condições sociais, nos fatores biológicos e nos traços de personalidade. Nessas condições, permeia em suas pesquisas e atuações, considerando a disponibilidade de serviços de saúde, longevidade da família, vulnerabilidades hereditárias a algumas doenças, e otimismo.
”Podemos concordar que um sujeito saudável esteja livre de doenças, mas é bem provável que ele esteja desfrutando de uma vida vigorosa e satisfeita” (Straub, 2005, p.23). Considerando este conceito, propõe-se que quando estamos doentes, nossas emoções, comportamentos e cognições mudam de maneira significativa.
Joseph Matarazzo (1982) objetiva a Psicologia da Saúde em: estudar de forma científica as causas as origens psicológicas, comportamentais e sociais das doenças (etiologia); estudar estratégias que estimulem as pessoas a adotarem comportamentos que promovam saúde (promoção de saúde); projetar programas pra auxiliar na adesão aos tratamentos médicos e à mudança de comportamento nocivos (prevenir e tratar doenças); promover políticas de saúde pública e auxiliar no aprimoramento do sistema de saúde público (Campos, 2011).
O Psicólogo da Saúde trabalha em um campo bastante extenso. Com seu conhecimento teórico e com seu conhecimento das técnicas de intervenção, lhe cabe atuar juntamente com equipes multidisciplinares compostas por médicos, enfermeiros, nutricionistas, etc. No entanto, seu público alvo é diversificado e trata-se de pacientes de hospitais ou clínicas de reabilitação, parentes que atuam como cuidadores, trabalhadores de indústrias e pessoas que não adoeceram mas estão em um contexto de vulnerabilidade (Andrade, 2011).
Segundo Gonçalves (1992), o Estágio pode ser definido como um conjunto de atividades supervisionadas profissionalizante. O conselho regional de psicologia entende que o estágio constitui de uma “prática profissional concedida” a determinadas pessoas sob supervisão de um psicólogo. Logo, o exercício de estagiário e de supervisor integra a área da orientação e da fiscalização dos Conselhos de Classe (Jr.,Holanda, 1996).
O Estágio envolve uma concentração de competências que possibilita o estudante a atuar de forma ética e coerente com referências teóricas e práticas.
Contudo, tem como objetivo proporcionar desenvolvimento profissional, permitir a aprendizagem de técnicas pela prática e levar o estagiário à formação de atitudes e hábitos profissionais, com relação ao manejo do material e atendimento do cliente (Jr.,Holanda, 1996).
Assim sendo e objetivando conhecer com mais propriedade como se configura um estágio em psicologia da saúde, o grupo realizou uma entrevista com um estudante da área cuja entrevista consta no anexo desse trabalho.
ANÁLISE DA ENTREVISTA
A entrevista foi realizada com uma Psicóloga denominada Thais Garcia Borsato, de uma Faculdade Privada de Jaguariúna. Atualmente cursa pós graduação em Neuropsicopedagogia e Práticas Clínicas.
Thais realizou seu estágio em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos durante dezoito meses, tendo como principais dificuldades as questões financeiras para desenvolvimento dos projetos e a resistência dos profissionais da Instituição.
O estágio iniciou com algumas avaliações psicológicas dentre os usuários, para levantamento de dados e necessidades de cada indivíduo e do grupo. Através dessa metodologia foi capaz de intervir nas demandas apresentadas.
APRECIAÇÃO GERAL DO GRUPO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Lobo, B. T. F., Vieira, E. D. A prática de estágio em Psicologia em uma instituição de saúde de Jataí – GO: evolução pessoal e aprimoramento profissional.
Jr., A. L. C., Holanda, A. F., (1996). Estágio em Psicologia: discussão de exigências e critérios para o exercício de supervisor de estágio. Psicologia Ciência e profissão, v. 16, n. 2. Brasilia
https://adrianaprofessora.files.wordpress.com/2010/11/aula-01-introduc3a7c3a3o-c3a0-psicologia-da-sac3bade2.pdf
...