Estresse na vida cotidiana
Abstract: Estresse na vida cotidiana. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lilikl • 10/11/2014 • Abstract • 2.356 Palavras (10 Páginas) • 348 Visualizações
Stress no cotidiano
Stress Profissional
As empresas se tornaram, involuntariamente, em ambiente gerador de stress profissional devido à constante busca pela qualidade, pelas atitudes que atendem às exigências dos clientes, do mercado e do governo.
No ambiente corporativo, são muitos os fatores que levam os profissionais a desenvolverem sintomas de stress:dificuldades para dialogar com o chefe, pressão constante do cumprimento de metas, medo de assumir erros devido às mudanças nos procedimentos de trabalho e sistemas informatizados, riscos de demissão, dificuldades de relacionamento no grupo de trabalho, exigência dos clientes, dentre outros.
Quando as situações de stress persistem por algum tempo, o ser humano tende a entrar em uma sensação de desânimo e um sentimento de incapacidade para assumir o controle das situações.
Se eliminar todo stress que ocorre dentro de uma empresa é impossível, caberá aos seus líderes garantirem que o nível de stress presente não ultrapasse os limites do saudável. Quando o stress é excessivo, a produtividade sofre quedas, o clima fica tenso e as relações interpessoais sofrem um impacto negativo.
Sintomas de estresse:
Redução na produtividade
Redução na qualidade do trabalho
Absenteísmo (falta ao trabalho)
Aumento do número de acidentes ou erros
Sinais de indecisão por parte dos chefes de departamentos
Discussões de irritabilidade
Comentários maliciosos sobre os outros funcionários
Desconfiança manifesta
Alcoolismo
Atrasos constantes
O primeiro passo é gerenciar os pensamentos prejudiciais que geram o stress. É necessário que a pessoa sinta-se capaz de assumir o comando ao invés de sentir-se uma vítima dos problemas. Procure olhar para a situação geradora de stress como um todo e verifique em que situação você pode agir para trazer resultados práticos.Lembre-se de que o que mais gera o stress é o sentimento de impotência frente ao problema, portanto, é preciso concentrar esforços onde se pode fazer alguma coisa para amenizar ou controlar a situação.
Se você está se sentindo um profissional estressado, busque meios para superar esta fase e poder trabalhar de forma mais saudável. Se for necessário, talvez, seja o momento de ir ao encontro do apoio de um profissional, como, por exemplo:
Atividade física
Remédios
Psicoterapia
Esteja certo que trabalhar sob pressão é uma das competências mais desejadas no mercado de trabalho atual, sendo assim o profissional que deseja crescer precisa se fortalecer e aumentar sua capacidade de lidar com o stress de forma produtiva.
As pessoas no mercado de trabalho estão inseridos em um contexto de constantes mudanças econômicas, sociais e tecnológicas, com exigências diárias de trabalho que repercutem em diferentes situações estressantes vivenciadas em seu cotidiano. Todos, com formação e atuação voltadas a diferentes áreas do conhecimento, indicaram vivenciar várias situações estressantes no exercício do cargo, condição que se revela uma condição inerente à vida humana.
As características das situações estressantes são variadas e podem ser analisadas em diferentes âmbitos. Desse modo, é possível analisar que lidar com pessoas, colegas gestores e servidores técnico-administrativos constitui categorias relacionadas ao âmbito do grupo. Alta demanda de trabalho e atividades da graduação e pós-graduação são categorias relacionadas ao âmbito da função. Lidar com processos burocráticos e de outros setores refere-se ao âmbito da organização. Prestar assistência a um problema de saúde familiar constitui uma categoria relacionada ao ambiente externo, que também está relacionado aos diferentes eventos da vida pessoal e profissional que necessitam ser equilibrados no cotidiano. Esses âmbitos permitem analisar a complexidade do fenômeno estresse e chegar ao entendimento de que ele não pode ser visto somente na perspectiva individual.
Diante desse contexto, a atuação nas universidades requer gestores com habilidades para lidar com diferentes situações de estresse. Permite também refletir sobre a importância de as organizações de trabalho, especialmente as universitárias, adotar intervenções contínuas e implantarem programas de prevenção e gerenciamento do estresse, a fim de melhorar as condições de trabalho nesses contextos, ao considerar aspectos gerais da atuação, ou seja, levar em consideração os aspectos estressantes, indicados pelos gestores, e as mudanças nesses procedimentos. É necessário, também, analisar as condições organizacionais reveladas como mais estressoras, ou seja, aspectos que merecem maior atenção dos dirigentes, e pensar alternativas de redução do estresse. O gestor exerce papel fundamental nesse processo e é sua responsabilidade verificar ações que são viáveis para promover mudanças, criar oportunidades e ambientes mais saudáveis e positivos, e adotar mudanças na natureza intrínseca do trabalho, nas suas condições, na sua organização e no contexto organizacional mais amplo.
O estudo permitiu constatar como desdobramento futuro da pesquisa a importância de investir em capacitações contínuas para os profissionais que exercem funções gerenciais. Também, a ocorrência das situações estressantes faz refletir sobre a utilização de estratégias de enfrentamento adequadas, tanto em âmbito individual como organizacional. Daí a importância de preparar as pessoas para o enfrentamento do estresse e de criar oportunidades, ou seja, o reconhecimento por parte das pessoas de que há possibilidades de prevenir e reduzir o estresse.
Stress Infantil
Criança também se estressa ?
Se você acha que estresse é assunto de adultos que vivem correndo no mundo dos negócios e têm que se preocupar com o orçamento no final do mês, está muito enganado. Além de ser um problema sério de gente grande, o
...