Estudo Dirigido Epistemologia Semestre Uniceub
Por: caaholiveira33 • 17/11/2016 • Abstract • 1.278 Palavras (6 Páginas) • 586 Visualizações
Estudo dirigido
Epistemologia e Psicologia
Tema: Os projetos de psicologia como ciência independente
Prof. Juliano Lagoas
*As questões propostas abaixo foram elaboradas com base no livro A psicologia: uma (nova) introdução, de L. C Figueiredo & P. L. R. de Santi (2014), bem como no artigo “A psicologia de 1850 a 1950”, de Michel Foucault (2006). -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1. Segundo Figueiredo & De Santi (2014), quais as dificuldades encontradas pela psicologia para se constituir como ciência independente no século XIX?
O maior problema para a psicologia como ciência independente foi justamente o seu objeto de estudo, a “PSIQUE” onde era considerado que não poderia ser um alvo de estudo observável, assim fugindo do positivismo, a psicologia também não conseguia ser vista como uma ciência independente pois ela estava diretamente ligada com as ciências naturais e com a sociologia, além do mais nesse mesmo século começaram a emergir “ciências da sociedade, como a Economia Política, a História, a Antropologia, a Sociologia e a Linguística. Essas ciências também tratavam das ações humanas e das suas obras, em particular dos comportamentos humanos mais importantes para a sociedade e que dependiam fundamentalmente das condições históricas e sociais de uma dada comunidade. Nesta medida, os temas da psicologia estavam dispersos entre especulações filosóficas ciências físicas e biológicas e ciências sociais”.
2. Figueiredo & De Santi (2014) argumentam que o interesse científico pelo “psicológico” está ligado a duas condições sócio-históricas fundamentais. Explique quais são essas duas condições, analisando as relações entre elas.
As duas condições são a subjetividade privatizada e da crise da subjetividade, a subjetividade privatizada é nada menos do que o pensamento do ser humano, onde ele tem direito a sua “liberdade” individual que lhe dá o direito de pensar por si mesmo, a subjetividade privada deu ao homem a chance de escolher o que ele acha certo ou não, e o que ele faz ou deixa de fazer, a crise da subjetividade privatizada se deu no momento em que o homem é obrigado a recorrer ao seu foro íntimo, pois ocorre uma quebra de velhas tradições, como por exemplo religião, raça e etc, e isso abre espaço para questionamentos como quem sou eu? O que eu sinto? Como ser justo e adequado? E é a partir desse momento que o homem começa a apresentar sua individualidade e descobre que é responsável por seus atos, e que eles possuem consequências. Mais essa subjetividade também nos traz um problema onde o homem descobre que não é tão livre, onde ele deve exercer um papel.
3. O Iluminismo do século XVIII constituiu-se, ao mesmo tempo, como uma crítica aos limites da razão pura e como uma renovação da aposta na liberdade e na subjetividade racional. Explique a importância do pensamento iluminista e da ideologia liberal para o surgimento dos projetos de psicologia científica no século XIX.
O pensamento Iluminista, nos traz
4. Apresente e analise o projeto de psicologia de Wundt.
Para Wundt ele acredita que a psicologia é um intermediário as ciências naturais, ele acredita que tudo se baseia na experiência imediata,
Inferior as que mais nos aproximam dos animais,
Superior linguagem, imaginação pensamento e etc.
5. Quais as principais contribuições de Wundt para a construção de uma psicologia científica independente?
Ele fez a divergência entre psicologia social e psicologia experimental.
6. Analise e compare os projetos de psicologia de Titchener e Watson.
Experiência do sujeito significa a busca de justificativas fisiológicas para os fenômenos da vida mental.
7. A psicologia funcional parte de um pressuposto da biologia evolutiva. Qual é esse pressuposto e quais as suas consequências para a noção de subjetividade?
8. A psicologia da Gestalt constituiu-se como uma abordagem “antielementarista”. Descreva e analise as principais características dessa abordagem.
De não poder avaliar os sentimentos de forma separada pois eles perdem sua significação, se acredita que como exemplo a dor não pode ser a mesma vivida por inteiro, ou por partes como por exemplo em laboratório.
9. Explique a diferença entre o behaviorismo metodológico de Watson e o behaviorismo radical de Skinner.
Watson acreditava que deveria ser eliminado todo comportamento metalista
O pensamento de Watson se enquadra na busca de uma sociedade administrativa e estritamente funcional, onde o comportamentalismo na verdade não seria um projeto de psicologia científica, mas um projeto de uma nova ciência , ou seja, uma ciência do comportamento que viria ocupar o lugar da psicologia. Esta deveria ser, segundo Watson, uma ciência natural, um ramo da biologia, onde o sujeito era caracterizado como um sujeito que não sente, não pensa, não decide, não deseja e não é responsável pelos seus atos, seria então, apenas um organismo e enquanto organismo, o ser humano se assemelharia a qualquer outro animal. Por estas influências é que a forma de conhecer a psicologia científica dedicou grande atenção aos estudos dos seres humanos com ratos, pombos, cachorros e macacos, dentre outros animais.
...