Estágio Piscologia Hospitalar
Por: raytocchio18 • 3/10/2019 • Seminário • 1.668 Palavras (7 Páginas) • 180 Visualizações
ANEXO I: PSICODIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL
PSICODIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL
SERVIÇO PSICOLÓGICO - PROCESSOS DE GESTÃO/SAÚDE
1- IDENTIFICAÇÃO
Autor (es): Maryângela Rodrigues Cardoso – CRP: 09/7218
Julia Cristina de Souza Ribeiro Sampaio – RA: 221327312272 Mídian Duarte Almeida Lustosa – RA: 72587920159
Rayane de Castro Tocchio – RA: 221423612272
Interessado: Colégio Estadual Violeta Pitaluga
Finalidade: Investigar a dinâmica escolar por meio da realização do Psicodiagnóstico Institucional.
1.1- Identificação da instituição
Razão Social da instituição: Colégio Estadual Violeta Pitaluga
CNPJ: 00678867/0001-09
Endereço: Avenida Nair Xavier Correia – Bairro Jardim Alexandrina
Telefone: (62) 3315-3410
Supervisor do estágio no campo: Sarah Honório da Luz
1.2- Estrutura Estática:
O colégio possui 7 (sete) salas no total, sendo 4 (quatro) delas destinadas as aulas que ocorrem diariamente, uma sala para os professores, uma sala para diretora e uma outra da secretária. Nele consiste a estrutura de 2 (dois) banheiros, biblioteca, almoxarifado, cozinha, pátio coberto com uma mesa de Ping Pong e ainda uma pequena área verde. Os alunos têm direito a uma alimentação balanceada todos os dias. A escola conta ainda com energia, esgoto, lixo destinado a coleta periódica, internet para uso dos funcionários, água da rede pública, água filtrada e somente 1 (um) filtro para que os alunos tenham acesso a mesma, de forma precária, eles não possuem copos descartáveis para uso, sendo assim, necessitam beber todos do mesmo copo. O ambiente se trata de uma instituição pública de educação para crianças, jovens e adultos – Ensino Fundamental, Ensino Médio e Supletivo. São divididos por turnos matutino (ensino fundamental) e noturno (ensino médio e supletivo).
2- DESCRIÇÃO DA DEMANDA
No Colégio Estadual Violeta Pitaluga, os alunos recebem auxilio na educação através de professores capacitados, os quais tem a função de desenvolver no ambiente de sala de aula, atividades que promovam socialização e interação, assim, a educadora consegue desenvolver um ambiente de aprendizagem significativo, orientando e intervindo no processo de ensino, capacitando-os para um crescimento profissional no futuro.
2.1- Descrição da Estrutura e Dinâmica da Instituição:
Estrutura: O colégio reside na cidade de Anápolis-GO, localizado em uma Avenida tranquila, rodeada por casas pequenas comerciais situada no bairro Alexandrina. A população do local abriga diferentes crenças que vão desde as famílias evangélicas, as católicas. A unidade foi construída especificamente para atender no período da manhã crianças do Ensino Fundamental e no período da noite jovens e adultos do Ensino Médio e também do supletivo. Os horários de funcionamento no matutino é de 07:00 às 12:00 e no noturno de 19:00 às 22:30. O colégio atende famílias de poder aquisitivo baixo, uma vez que algumas são sustentadas por trabalhos informais e outras com trabalhos formais com carteira assinada, outras com benefícios do Governo Federal. O trabalho pedagógico na escola é desenvolvido pela secretária de educação do município, o que não impede que a escola busque por outros temas a serem trabalhados dependendo da necessidade, considerando o contexto no qual a mesma está inserida.
Dinâmica: Existe uma presença grande de conflitos entre alunos e coordenadores no que se diz respeito a estadia na sala de aula. Pôde ser observado que os alunos não respeitam as normas escolares. Os funcionários não sabem conversar de maneira sútil e educada com os estudantes, causando assim, um clima de desconforto e “rixa” no ambiente. As relações existentes observadas dentro da instituição são entre os coordenadores, professores, diretora, alunos e demais funcionários. No mais, existe uma comunicação conflituosa e desrespeitosa.
2.2- Objetivos: O psicólogo neste caso trabalha observando como funciona a dinâmica do local, levando em consideração a relação coordenador-professor-aluno. Conhecendo a estrutura do espaço e os recursos da instituição. Se necessário realizaria entrevistas semi-estruturadas, afim de avaliar melhor a equipe que compõe. O psicólogo será responsável pelo Psicodiagnóstico Institucional, este irá contribuir para se ter uma visão mais ampla de todas as relações existentes e os grupos que nela se formam.
3- PROCEDIMENTO
Foram realizados 5 (cinco) encontros semanais no decorrer dos meses, sendo eles de 2 (duas) horas cada. Durante esse período foi observado a estrutura do local, comportamentos e as relações existentes, em conversa com a coordenadora Sarah foi discutido um pouco sobre a instituição vigente e os valores da mesma.
3.1- Frequência:
- Data de início do estágio: 08/08/2019
- Data de encerramento do estágio: 05/12/2019
- Número de encontros realizados: 5
- Número de faltas: 0
3.2- Referencial teórico-filosófico:
Wittrock (1992) aponta a Psicologia Educacional como o entremeio entre a psicologia e a educação, formando uma relação conceituada, o que pode gerar mal-entendidos, pois conceituar a educação já é considerado uma tarefa bastante arriscada. Podemos tentar descrever a educação como o conjunto dos esforços de uma sociedade no sentido de socializar as novas gerações em relação à sua herança cultural, através de instituições como a escola, ao lado de outras agências. Isto implica em que a educação, ao menos em parte, varia conforme o lugar e a época. Assim se a educação pode variar de acordo o lugar e a época, com a Psicologia Educacional isso também ocorre.
De acordo com Lev vygotsky (1984) o desenvolvimento e o aprendizado são interligados desde o momento do nascimento o meio físico e social a qual pertencem influenciam no aprendizado das crianças, de forma que chegam a escola com uma série de conhecimentos já adquiridos, na escola outro tipo de conhecimento será desenvolvido, assim podemos dividir o conhecimento em duas classificações: vivências pessoais, chamada de conceitos cotidianos ou espontâneos que são caracterizados pela experiência individual de cada criança, já o conceitos científico são adquiridos em sala de aula, a escola é de extrema importância para o aprendizado dos conceitos científicos, possibilitando a criança um conhecimento sistemático de algo que não está diretamente ligado as suas próprias vivências.
...