Etapa de Ensino: 6º ano do Ensino Fundamental
Por: martasils • 24/1/2023 • Pesquisas Acadêmicas • 368 Palavras (2 Páginas) • 109 Visualizações
ATIVIDADE DA AULA 3 : Corpo, movimento e relações de ensino.
CASO DE ENSINO
Etapa de Ensino: 6º ano do Ensino fundamental
Cenário: Escola particular, turma com trinta e dois alunos com diversas questões comportamentais como de agressividade e dificuldade de interação. Local da atividade: Sala de recursos
Necessidades educacionais evidentes: Coordenação motora, noção de espaço, construção da relação interpessoal, exercitar a empatia, movimentar o corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
Principais questões: Desenvolver a coordenação motora, desenvolver a relação interpessoal e noção de espaço, adquirir confiança e determinação para conhecer o seu espaço de vivência, demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação, criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções.
Possibilidades de ensino: Estimular o aluno no desenvolvimento da sua coordenação motora, noção de espaço e relação interpessoal, através de atividades que envolvam o corpo de forma lúdica. Vivenciar práticas corporais e significá-las, como forma de autoconhecimento, autocuidado com o corpo e com a saúde, socialização e entretenimento. Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional para interagir socialmente em práticas corporais, de modo a estabelecer relações construtivas, empáticas, éticas e de respeito às diferenças.
Utilizou-se a dinâmica “Cuidando do Próximo”, foi pedido que os alunos formassem duplas e em seguida essas foram trocadas, com o objetivo de envolver a turma. Um aluno de cada dupla foi vendado com tiras de TNT, sendo este conduzido pelo outro colega, ou seja, era responsável por conduzir o seu colega por um labirinto de cadeiras e obstáculos até a chegada em segurança no ponto final do caminho, onde o aluno vendado suavemente era conduzido pelo colega que confiaria nele. Cada dupla passou pelo labirinto e trocaram de papeis.
Essa atividade teve a finalidade de reforçar os laços, ensinar a cuidar e a precisar um do outro, assim como a possibilidade de exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais.
Referências:
ANTUNES, Celso, 1937- Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências.Petrópolis,Rj:Vozes,1998.
O CORPO QUE BRINCA: RECURSOS SIMBÓLICOS NA BRINCADEIRA DE CRIANÇAS SURDAS - Flavia Faissal de Souza e Daniele Nunes Henrique Silva
...