Etonologia, evolução biologica
Por: Bcbbcb789789 • 18/10/2015 • Trabalho acadêmico • 439 Palavras (2 Páginas) • 342 Visualizações
Etologia
Evolução biológica é a alteração das características hereditárias, resultando numa melhor adaptação ao ambiente. Pode ser micro evolução, a evolução em menor escala, dentro de uma única população, isto significa estreitar nosso foco a um único ramo da arvore da vida (mutação, migração, deriva genética e relação natural). Macro evolução é a evolução acima da espécie, refere-se a evolução de grupos maiores que uma espécie individual. Conforme exemplo do gene mitocondrial onde encontramos pequenas variações no DNA mitocondrial que nos conecta aos nossos primeiros ancestrais e tem a mudança da cor da pele como consequência rápida da adaptação, em comparação a micro evolução.
Seleção natural as espécies que evoluem em conformidade com as exigências do ambiente ampliam a possibilidade de sobrevivência em propagação da espécie. Segundo o exemplo da extinção do homem neandertal devido há adaptação e vulnerabilidade e restrições. Com a evolução para o homem moderno a ausência do homem neandertal tornou-se mais evidente, devido a melhor adaptação do homem moderno.
Darwinismo teoria evolucionista, na qual são propostos mecanismos baseados na seleção natural para explicar a origem, transformação e a perpetuação das espécies ao longo do tempo. Os darwinistas se baseam na macro evolução, mas esra não pode ser comprovada como ciência, explicam a macro evolução a partir da micro evolução. A característica que mais distingue o darwinismo das demais teorias é que a evolução é vista como mudança da população e não mudança do indivíduo. Como podemos perceber nos exemplos anteriores.
Antogênese é o estudo das origens e desenvolvimento de um organismo desde o embrião (ovo fertilizado) até atingir sua forma plena, passando pelos diferentes estágios de desenvolvimento.
Filogênese: estudo do desenvolvimento das espécies (morfologia correlacionada com a estrutura dos ancestrais. Exemplo, Eva no vídeo da mulher africana. Com o DNA mitocondrial.
Convergência adaptativa: é um processo em que organismos de espécies diferente, mas que vivem em um mesmo tipo de ambiente por muito tempo, acabam adquirindo semelhanças morfológicas pelo processo evolutivo, graças à seleção natural.
Divengência adaptativa: refere-se a animais que tem uma mesma origem comum (mesmo ancestral), mas migram para locais muito divergentes e como tal suas características morfológicas são diferentes. Cada espécie de hominídeo foi para um local diferente e alterou suas características para se adaptar a este ambiente.
Filogênese Simplesiomorfias: característica plesimórfica (é o que vários grupos possuem) primitiva e herdada de ancestrais distantes. Exemplo a presença de cinco dedos.
Filogênia Apomorfias: característica nova ou derivada de certos grupos, é deduzida de anatomia comparada
...