FORMAÇÃO DOCENTE E FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA
Dissertações: FORMAÇÃO DOCENTE E FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jopoiuy • 18/8/2014 • 655 Palavras (3 Páginas) • 307 Visualizações
FORMAÇÃO DOCENTE E FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA
2 A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO MÉTODO ANALÍTICO
A-PERÍODO HISTÓRICO Com a Proclamação da República e cenário político característicos entre 1890 a 1920, onde o acesso ao ensino começou a ser pensando como uma necessidade mais abrangente.
B- MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO UTILIZADO NESSE PERÍODO Diferentemente e inversamente ao método sintético, o analítico propunha que a apreensão da escrita se desse de forma decrescente, onde seria oportunizado o conhecimento as estruturas mais completas da escrita como os textos, e de maneira gradual seriam decompostas suas particularidades, até chegarem as letras isoladas.
C- ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO EMPREGADOS Práticas direcionadas ao desenvolvimento motor, auditivo cognitivo, e habilidades visuais dos alunos.
D- ATUAÇÃO DO PROFESSOR O professor mediador da apreensão do aluno em relação às diversas associações a que as palavras estão submetidas.
3 ALFABETIZAÇÃO SOB MEDIDA
A-PERÍODO HISTÓRICO Período marcado pelo Estado Novo, nas décadas de 1934 e 1974, onde o apelo ao nacionalismo e desenvolvimento da nação foi amplamente conclamado e como tal, o processo de ensino e necessariamente instrução deveriam emergir inclusive entre as classes mais baixas.
B- MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO UTILIZADO NESSE PERÍODO A Partir da alfabetização sob medida, começou-se a pensar uma nova técnica para alfabetizar as crianças, fundamentando-se as bases de cunho psicológico na tentativa de mensurar os níveis de desenvolvimento e maturação da aprendizagem destas.
C- ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO EMPREGADOS As atividades desenvolvidas eram padronizadas e baseadas nos testes psicológicos de alfabetização, denominados de testes ABC, além de ocorrer um processo eclético de ensino misturando tanto as bases do método sintético quanto os do método analítico.
D- ATUAÇÃO DO PROFESSOR Aplicador do método, bem como observador dos níveis de desenvolvimento e maturação dos seus alunos.
4 ALFABETIZAÇÃO, CONSTRUTIVISMO E DESMETODIZAÇÃO
A-PERÍODO HISTÓRICO Com o processo de redemocratização da sociedade na década de 1980 muitas mudanças começaram a se processar socialmente, inclusive na educação e seus processos, de modo que, a alfabetização começou a ser direcionada com outros olhares e necessidades metodológicas.
B- MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO UTILIZADO NESSE PERÍODO No processo de alfabetização construtivista não se pensava em um método específico, mas nos meios pelos quais a criança aprende e as possibilidades de tornar a leitura e a escrita em processos significativos e funcionais em suas vidas, começando a disseminar-se a ideia do letramento concomitante ao da alfabetização, isto é, tornar o acesso na escola, dos usos sociais da leitura e escrita de forma consciente pelos alunos.
C- ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO EMPREGADOS As práticas desenvolvidas neste enfoque de alfabetização priorizavam o acesso das crianças aos diversos usos sociais da leitura e da escrita, por meio do acesso as manifestações adquiridas pela escrita em seus diversificados
...