De Que Forma O Aprecimento Da Escrita, Da Moeda, Da Lei
Monografias: De Que Forma O Aprecimento Da Escrita, Da Moeda, Da Lei. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fejualex • 25/3/2014 • 396 Palavras (2 Páginas) • 3.361 Visualizações
1-O trecho transcrito começa referindo-se ao mito da caverna explique-o em linhas gerais.
R: Os seres humanos tem uma visão distorcida da realidade. No mito, os prisioneiros somos nós que enxergamos e acreditamos apenas em imagens criadas pela cultura, conceitos e informações que recebemos durante a vida. A caverna simboliza o mundo, pois nos apresenta imagens que não representam a realidade. Só é possível conhecer a realidade, quando nos libertamos destas influências culturais e sociais, ou seja, quando saímos da caverna.
2- Por que ao retornar á obscuridade a vista se perturba? Explique essa alegoria do ponto de vista do processo do conhecimento.
R: Platão divide o mundo em duas realidades: a sensível, que se percebe pelos sentidos, e a inteligível (o mundo das ideias). O primeiro é o mundo da imperfeição e o segundo encontraria toda a verdade possível para o homem. Em nossos dias, muitas são as cavernas em que nos envolvemos e pensamos ser a realidade absoluta.
4-Indentifique no texto as características de um pensador que vive em uma sociedade escravagista.
R: - Mas então, pensas ser espantoso que um homem, que passa das contemplações divinas ás miseráveis coisa humanas, tenha falta de graça e pareça inteiramente ridículo, quando, ainda com a vista perturbada e insuficientemente acostumados as trevas circundantes , é forçado a entrar em disputa ,diante de tribunais ou alhures, acerca das sombras de justiça ou das imagens que projetam estas sombras, e combater as interpretações que delas fornecem os que nunca viram a própria justiça?
7-Qual a diferença entre o conceito de legitimidade do poder depois das revoluções burguesas (como a revolução Francesa) e o conceito anterior, durante o antigo regime.
R: O conceito de legitimidade durante o antigo regime era baseado nos deveres dos súditos, após as revoluções burguesas lutas travaram-se para que se ampliasse o conceito e a pratica de cidadania e o mundo ocidental para mulheres, crianças, minorias nacionais étnicas, sexuais e etárias.
8-Explique, com conceitos e exemplos, o que entende por uma democracia plena, que inclua universalidade, participação e direitos sociais.
R: Democracia plena é aquela que coloca o governo como servo do cidadão, e que combate a corrupção. A democracia plena não se vende, não se compra garante a qualidade de vida a todos, independente de cor ou religião não busca o lucro antes do bem estar do seu povo. Talvez possa ser um sonho, tal ideia de democracia, más é a minha visão.
...