TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FRACASSO ESCOLAR

Por:   •  18/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.707 Palavras (15 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 15

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE - UNINORTE

FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO – FAB

MARIA GEOCILENE DA SILVA FREITAS

TAHIRINE DA SILVA FRANÇA

FRACASSO ESCOLAR EM CRIANÇAS DE QUATRO A DOZE ANOS

RIO BRANCO – ACRE

2016[pic 1]

MARIA GEOCILENE DA SILVA[pic 2]

TAHIRINE DA SILVA FRANÇA

FRACASSO ESCOLAR EM CRIANÇAS DE QUATRO A DOZE ANOS

Trabalho para avaliação apresentado a Disciplina dePesquisa em Psicologia, do curso de PsicologiaDa Instituição União Educacional do Norte UNINORTE – ACcomo requisito para obtenção de nota da B2.

Orientador:Prof. Esp. Pádua Custódio Bezerra da Silva.

RIO BRANCO – ACRE

  2016

[pic 3]

Sumário

1 INTRODUÇÃO        

2 REFERENCIAL TEÓRICO        

2.1 FRACASSO ESCOLAR        

3.1 Fatores escolares        

3.2 Fatores familiares        

3.3 Fatores Individuais        

3 CRONOGRAMA        

4 ORÇAMENTO        

5 METODOLOGIA        

5.1 Sujeito        

5.2 Campo        

5.3 Instrumentos        

5.3.1 Entrevista        

5.4 Analise de dados        

5.5 Aspectos éticos        

REFERÊNCIAS        

[pic 4]

[pic 5]

1 INTRODUÇÃO

O fracasso escolar é um tema que envolve vários profissionais da área da educação e psicologia por se tratar de indisciplina, insucesso escolar, reprovação, ou mesmo aprovação sem o aluno ter adquirido o conhecimento necessário para seguir adiante. Segundo Torres (2004, p 34) apud Madalóz, Scalabrin eJappe (2012, p. 1), o fracasso escolar é “[...] a ‘solução’ interna que o sistema escolar encontra para lidar com o problema da não aprendizagem ou da má qualidade de tal aprendizagem”. O maior prejudicado neste aspecto é o aluno, que por muitas vezes é mal interpretado pelos que lhe rodeiam, pois acham que ele é preguiçoso, bagunceiro, ou tem Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), quando na verdade há vários fatores que podem levá-lo ao fracasso escolar.

Diante desse conceito surge então a pergunta: Quais os fatores que influenciam para aumentar os índices de fracasso escolar? Esta questão deve ser estudada minuciosamente, pois a vários motivos para que isso ocorra.

A família é parcialmente responsável pela aprendizagem da criança pois é com ela que a criança tem o primeiro contato social aonde vai desenvolver seus valores culturais, emocionais e aprender a como viver em sociedade.

Quando os pais acompanham todo processo escolar dos filhos, os auxiliando nas tarefas de casa, participando de reuniões escolares, os mesmos sentem-se motivados o que faz com que eles tenham um bom desempenho escolar. Já quando não dão este determinado suporte a aprendizagem deles é afetada, tenho um mau desempenho escolar e com sua auto- estima abalada. Quando a criança é rodeada de bons afetos ela transmiti isso tanto para professores quanto para seus colegas de sala, já a criança que não tem uma atenção e afeto pode torna-se uma criança deprimida, ou até mesmo fechada com dificuldade de se relacionar com os demais o que pode interferir no seu processo de aprendizagem já que não há interação com os outros (FIALE, 2011).

Segundo Bossa (2008) tratar a questão do fracasso escolar coloca-nos a necessidade de uma incursão por sua história, afim de que possamos compreender qual o papel da escola na trama que os seres humanos foram armado ao longo de sua existência. Este fator vem se agravando a cada dia, pois há milhares de crianças taxadas como fracassos escolares e este é um problema social que deve ser tratado com todos.

O que nos levou a realizar esta pesquisa foi o fato que o fracasso escolar é um tema bastante discutido entre os profissionais responsáveis pela educação, pois este é um velho problema porem atualmente atrai novos olhares pois a forma como encaramos o fracasso escolar atualmente é preocupante continuarmos ao fazer as mesmas analises clinicas sem conseguir romper com esse fator quem a cada década vem se agravando mas, queremos entender o porquê o pensamento educacional brasileiro estar com tanta dificuldade em ultrapassar estas velhas concepções que já vem se alastrando há décadas. Queremos procurar também entender a causa da dificuldade de cada aluno, buscar saber se há profissionais adequados para trabalhar com crianças com tais dificuldades, disseminar as questões pertinentes e as dificuldades de aprendizagem, descrever a relação dos pais e alunos com a comunidade social e político educacional. Pelo motivo também de não haver nenhum projeto em Rio Branco sobre este assunto que é de extrema importância. Nosso intuito é contribuir para o conhecimento técnico- cientifico no que concerne a temática em questão.

O referente projeto tem como objetivo principal trabalhar as práticas educacionais sobre o fracasso escolar tanto na escola quanto parentais, fazendo integração entre elas.

Para realização do referente projeto pode observar estudiosos que fizeram estudos aprofundados sobre o tema fracasso escolar Philippe Perrenoud lançou em 2000 o livro Pedagogia diferenciada, falando da situação atual do ensino dentro da instituição, das dificuldades dentro da escola e propondo novas estratégias com intuito de melhorar este fator que se agrava a cada dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (245.9 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com