TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DAS PRÁTICAS PSICOLÓGICAS III

Por:   •  6/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAMENTOS DAS PRÁTICAS PSICOLÓGIAS III

FUNDAMENTOS DAS PRÁTICAS PSICOLÓGICAS III

Friederic Allen, no livro “O processo grupal”, diz que, as pessoas estão sujeitos a vivenciar suas experiências como indivíduos, que desempenham papéis correspondentes ao seu agrupamento biológico e adaptação social. Desde que nascemos convivemos em grupo. Durante nosso desenvolvimento somos influenciados principalmente por nossos pais, família, amigos e o ambiente em que cada um vive. Começamos a aprender e entender como nos foi passado através de todos os princípios, manias, crenças, etc.

Familiarizamo-nos com os costumes e aprendemos que dessa forma é o correto. Quando o “novo” chega até nós, nos assustamos e é gerado o medo, com isso, queremos nos proteger de qualquer forma não importa como. E quando esse “novo” é recusado, cria-se uma barreira como proteção e nos acomodamos a isso e não aceitamos nada que vem do outro lado da barreira.

Ouvimos e aceitamos qualquer informação alheia, com isso, gerando o pré-julgamento, criando conceitos por momentos mal interpretados, fofocas, ou desentendimentos com as pessoas mais próximas.  Não estávamos dispostos a ceder qualquer tipo de pedido de aproximação e antes mesmo de começar nossa convivência grupal, nos preparamos sempre pensando no pior.  

Ainda no período de negação, alegamos que não aceitávamos essa ideia pensando na nossa aprendizagem, mas Pichon diz que a aprendizagem no processo grupal traz a elaboração de novos conhecimentos, questionamentos e que essa aprendizagem nos gera mudança.

Devemos compreender que mudanças nem sempre vai trazer dificuldades, temos que nos acostumar com elas, pois sempre vamos evoluir e crescer cada dia mais e isso traz mudanças. Sem perceber essa mudança já esta gerando crescimento em nos, pois esta sendo mais um aprendizado, no intuito de deixarmos nosso eu de lado e ver que o nosso próximo pode nos acrescentar também e passar por cima disso nos faz enxergar longe para quando chegarmos ao fim dessa trajetória estudantil e veremos o quanto nos acrescentamos.

Assim, como diz Feuerbach, a vida social é essencialmente prática, e estamos nesse processo de mudança e aprendizagem, onde devemos estar praticando isso todos os dias e em todas as áreas da nossa vida, pois nos faz evoluir cada dia mais seja no pessoal ou no profissional.

REFERÊNCIAS

PICHON-RIVIÈRE, Enrique. O Processo Grupal. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

MARX, Karl. Teses sobre Feuerbach. Ridendo Castigat Mores, 1845.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com