Familia
Resenha: Familia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 5522 • 19/3/2014 • Resenha • 299 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
Segundo a sociologia, a importância da família para a formação individual é ainda mais complexa: é no ambiente familiar que aprendemos certos hábitos, costumes e valores que definirão nossas escolhas durante a vida adulta.
A família, que é uma das instituições mais antigas da sociedade, tem em seu contexto fatores relevantes dirigidos a cada membro deste grupo. Os pais exercem grande papel dentro da família, pois é através deles que a criança dá início a seu contato social em nossa cultura. É na família que a criança forma suas primeiras ligações afetivas e encontra seus modelos. Porém, mesmo com todas as mudanças, a família não perdeu seu papel representativo para a manutenção da espécie humana. No âmbito da família moderna e contemporânea passou-se, através da história, cada vez mais se admitir que a criança não estava madura para a vida, e que é preciso submetê-la a um regime especial, o que chamamos hoje de educação, como condição para que se integre ao mundo adulto, com isso a família retirou da vida comum não apenas as crianças, mas uma grande parte do tempo e da preocupação dos adultos, isso corresponde a uma necessidade de intimidade, e também de identidade, cujos membros da família unem-se pelos afetos, costumes e gêneros de vida. A concretização familiar como grupo social se dá a partir do surgimento de novas gerações, onde são depositadas imagens da criança mesmo antes do nascer, coisas como, expectativas, desejos e idealizações para a continuação cultural.
Enfoca as peculiaridades que envolvem a importância da participação da família para o desenvolvimento da consciência crítica do indivíduo na sociedade, papel, responsabilidades e limites. Refere as configurações de família, suas necessidades humanas básicas e a satisfação dessas para prover um equilíbrio funcional do ser humano em um viver saudável e produtivo nas instituições sociais.
...