Familia E Aprendizagem
Monografias: Familia E Aprendizagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Irlavieira • 6/1/2014 • 1.286 Palavras (6 Páginas) • 583 Visualizações
FAMÍLIA E APRENDIZAGEM
O que é Família?
Família é um núcleo de convivência, unido por laços afetivos que costuma compartilhar o mesmo teto. Existem atualmente vários tipos de família, ela não segue uma regra de como deve ser. O que vale para se considerar uma família é o amor, o respeito, o companheirismo, o incentivo e outras atribuições de um membro da família para com o outro.
Tipos de Família:
Família Consanguínea: Intercasamento de irmãos e irmãs carnais e colaterais no interior do grupo.
Família Punaluana: O grupo de homens era conjuntamente casado com o grupo de mulheres; havia o casamento de várias irmãs, carnais e colaterais, com os maridos de cada uma das outras; e, os irmãos também se casavam com as esposas de cada um dos irmãos.
Família Sindiásmica (ou de casal): Casamento sem obrigação de morar juntos existia enquanto os cônjuges desejassem.
Família Patriarcal: O casamento de um só homem com diversas mulheres.
Família Monogâmica: Casamento de duas pessoas, com obrigação de coabitação exclusiva e a fidelidade, o controle do homem sobre a esposa e os filhos, garantia do direito de herança aos filhos legítmos.
Contexto Histórico
Na história do Brasil, a família passou por períodos distintos, os quais se relacionavam com o contexto sociocultural e econômico no país.
No Brasil - Colônia, marcado pela escravidão e pela produção rural às exportações, o modelo era uma família extensa, patriarcal e os casamentos baseavam-se em interesses econômicos. A mulher era destinada aos afazeres domésticos e à educação dos filhos.
A partir das últimas décadas do século XIX, identifica-se um novo modelo de família. Com o fim do trabalho escravo, com as novas práticas sociais e com o início da modernização do país, criou-se um terreno fértil à proliferação do modelo de família nuclear burguesa, originário da Europa. Trata-se de uma família constituída por pai, mãe e poucos filhos.
Nas últimas três décadas, a tradicional divisão de papéis entre o homem e a mulher teve grandes alterações. As mulheres pleiteiam as mesmas faculdades e ocupam espaços cada vez maiores no mercado de trabalho. Com isso, a clássica divisão de tarefas pai/provedor, mãe/rainha do lar é quase inexistente. A mulher fez um movimento que lhe garantiu uma posição diferente no mundo. O problema parece surgir quando, por não enfrentar sua nova condição, a mulher se cobra e faz coisas demais, como uma espécie de punição por ter abandonado os filhos, passando tanto tempo fora de casa.
Vale lembrar que, apesar da modificação no atual perfil da família, essa não deixa de ser um importante núcleo de crescimento e aprendizado para os adultos, assim como para as crianças e os adolescentes.
Percebemos que a família como conhecemos hoje, não é uma organização natural nem determinação divina. A organização familiar transforma-se no decorrer da história do ser humano.
Atualmente existem muitas formas de estrutura familiar: a família de pais separados que realizam novas uniões das quais resulta uma convivência entre os filhos dos casamentos anteriores de ambos e os novos filhos do casal; a família chefiada por mulher (em todas as classes sociais); a nuclear, a extensa, a homosseuxal, enfim, observa-se uma infinidade de tipos que a cultura e os novos padrões e relações humanas vão produzindo.
A importância da Família na vida do indivíduo
A família é indispensável à garantia da sobrevivência e da proteção integral dos filhos, independentemente da estrutura familiar, ou da forma como vêm se estruturando. É a família que propicia a construção dos laços afetivos e a satisfação das necessidades no desenvolvimento da pessoa. A família é responsável pelo processo de amadurecimento psíquico e proporciona uma sustentação necessária à individuação.
A importância da primeira educação é tão grande na formação da pessoa que podemos compará-la ao alicerce da construção de uma casa. Nesta fase a criança encontra nos pais os modelos de como os adultos se comportam, os pais são os primeiros modelos de como é ser homem e ser mulher.
Importância da Família no Processo de Aprendizagem
A família desempenha um papel decisivo na socialização e na educação. É na família que são absorvidos os primeiros saberes, e onde se aprofundam os vínculos humanos.
Os pais são responsáveis pela sustentação emocional dos filhos, para que estes encontrem sucesso na aprendizagem escolar, orientando-os para lidar com as frustrações em relação aos modelos de aprendizagem formal.
A ação educativa entre a família e a escola pode possuir especificidades distintas e ser diferente nos seus conteúdos, métodos, sentimentos e emoções, mas, de modo geral, ambas tem como objetivo o sucesso escolar acreditando que este processo possibilita melhores condições para a inserção social.
As famílias devem acolher seus filhos em um ambiente estável, provedor e afetivo. Para tanto, é necessário presença na relação entre a família e as crianças, “o pai real “presente” é aquele que assume o compromisso com o desenvolvimento de seu filho, seja este de seu código genético ou não.” (OUTEIRAL, 2005, p. 52).
Formas de promover o processo de ensino-aprendizegem escolar:
• Prestigiar tarefas escolares, todas, desde as mais simples até as mais complexas.
• Definir um espaço para local de estudo, escolhendo um local arejado, claro, calmo (sem som e TV ligados), com pouco movimento, com cadeira
...