Fichamento Código de ética do Psicólogo
Por: AmandaSBezerra • 16/3/2021 • Trabalho acadêmico • 273 Palavras (2 Páginas) • 1.190 Visualizações
Fichamento do Código de Ética do Psicólogo
Código de Ética Profissional do Psicólogo. Conselho Federal de Psicologia, Brasília,
agosto de 2005. Disponível em: <https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf> Acesso em: 16 de fev. 2021.
A ética é fundamental em qualquer área e as pessoas que interagem com os profissionais devem ser respeitadas. Um dos princípios de ética de um psicólogo é que ele deve se esforçar para respeitar e promover a liberdade. O psicólogo deve usar seu conhecimento e técnicas de intervenção para encorajar as pessoas a tomarem suas próprias decisões livremente. Embora seja um profissional da área de saúde mental e comportamental, sua função é valorizar a autonomia das pessoas a quem atende.
Sempre que alguém procura os serviços em psicologia, está procurando ajuda para prevenir dificuldades emocionais ou restaurar a saúde mental. Portanto, o psicólogo deve utilizar seus conhecimentos para promover uma melhor qualidade de vida.
O psicólogo deve exercitar a responsabilidade social, universalizar o acesso da população às informações, rejeitar situações em que a Psicologia esteja sendo desonrada. Em seu trabalho, ele deve prezar pelo respeito às pessoas que sofrem algum tipo de violência ou opressão. Para que o psicólogo atue de acordo com o Código de Ética Psicológica, é necessária uma análise crítica da realidade econômica, política e social do país. O profissional deve aprimorar-se continuamente, afinal esse é o cuidado básico para a qualidade dos serviços prestados e assim obter o aumento da sua remuneração.
Para qualquer pessoa interessada no conhecimento da psicologia, entender seu código de ética é primordial. Lembrando sempre de que a Comissão Federal de Psicologia é responsável pelo acompanhamento e fiscalização dos profissionais, podendo impor sanções a quem violar as normas profissionais.
...