Fichamento Capitulo do livro Psicologia – Uma Introdução ao Estudo de Psicologia
Por: JESSICAARIBEIRO • 28/6/2019 • Resenha • 486 Palavras (2 Páginas) • 767 Visualizações
Página 1 de 2
BOCK, Ana M. Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de L. Trassi. Psicologia – uma introdução ao estudo de Psicologia. 13ed. Reformulada e ampliada. São Paulo: Saraiva, 1999.
Jéssica Aline da Silva Ribeiro
O objeto deste fichamento é o capítulo 1 da obra supracitada, que os autores chamaram de “A Psicologia ou as Psicologias” e está dividido em cinco partes.
- O termo psicologia do senso-comum está presente em nosso cotidiano, nas mais variadas situações, experiências vividas e tradições.
- As ações cotidianas denunciam que estamos vivos e a abstração/distanciamento delas colabora para compreendê-las melhor e transformá-las em objeto de investigação resultando na construção do pensamento científico.
- O senso comum mistura e recicla demais saberes, os reduz e os simplifica criando uma determinada visão de mundo, o conhecimento intuitivo foi se especializando cada vez mais até atingir o nível de sofisticação, porem este conhecimento de senso comum e ciência que o homem possui não são as únicas formas para descobrir e interpretar a realidade.
- Se tratando de um conjunto de fatos e aspectos da realidade, expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa, tais conhecimentos obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, permite uma verificação de sua validade.
- Pode-se dizer que um novo conhecimento é produzido sempre a partir de algo anteriormente desenvolvido.
- Entende-se que o objeto de estudo da psicologia é o comportamento humano, mas existem pessoas que acreditam que o objeto de estudo é o inconsciente.
- No momento não existe uma psicologia como ciência, mas sim ciências psicológicas embrionárias e em desenvolvimento
- Sendo o homem seu objeto de estudo, concluímos que é ela possui uma subjetividade em sua forma particular, específica de contribuição da totalidade da vida humana, As pessoas não estão sempre iguais. Estarão sempre se modificando porque a subjetividade não cessará.
- O desenvolvimento da psicologia ocorre desde 1875, quando Wilhelm cria seu primeiro laboratório de experimentos em psicofisiologia, em Laipzing, na Alemanha, contendo um enorme significado de desligamento das ideias psicológicas, abstratas e espiritualistas, que defendiam a existência de uma alma nos homens, a qual seria a sede de vida psíquica.
- Sempre com o surgimento de novas perguntas a ciência não esgotará o que há para se conhecer, na verdade a ciência é um processo permanente de conhecimento do mundo, diálogo entre o pensamento humano e a realidade. Tudo que ocorre com o homem é motivo de interesse para a ciência
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com