Formas de prevenir a dependência de drogas
Relatório de pesquisa: Formas de prevenir a dependência de drogas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolyle • 15/5/2014 • Relatório de pesquisa • 1.084 Palavras (5 Páginas) • 311 Visualizações
Resumo
O que podemos verificar na realidade é que a sociedade e líderes políticos sabem que o Crack é algo preocupante para a nossa sociedade , porém não tomam atitudes. Acabar com a ´´cracolandias´´ não é suficiente, pois esse problema abrange vários locais do mundo, mas esquecidos por todos o dependente químico, precisa de acompanhamento psiquiátrico,psicológico,social, entre outros. Acabar com a toxicodependência é um problema social e político.
O que se verificou com as entrevistas é que não existe cura para a toxicodepedência, entretanto, é fundamental o tratamento e acompanhamento profissional. O apoio familiar também tem uma grande importânica no processo de tratamento do toxicodependente. Ainda falaremos sobre algumas das ações políticas institucionais contra o Crack.
Introdução
A toxicodependência é um fenômeno em ascensão que tem marcado as sociedades nos últimos cinquenta anos. Resulta dos efeitos de uma substância sobre o organismo, provocadora de um consumo compulsivo, difícil de abandonar. As dependências física e psicológica surgem normalmente associadas. A prevenção é a grande solução deste problema.
A primeira e melhor forma de prevenir é a troca de informação, ao nível familiar e escolar. São os pais que, melhor do que ninguém, conhecem os seus filhos e são os primeiros a poder ajudar. São várias as causas que podem precipitar a toxicodependência. Uma família desestruturada poderá influenciar a decisão de iniciar no mundo das drogas, tal como a simples curiosidade e o gosto pelo risco, próprios da fase da adolescência e juventude, são duas delas. A influência dos amigos, que vêem no consumo de drogas uma forma de afirmação social, é outra.
Na verdade o que definimos por dependência é uma utilização inadequada de uma droga por quem a consome. Existe a dependência física, que corresponde a uma adaptação inadequada do organismo à droga consumada regularmente. Quando esta falta, o organismo ressente-se de uma forma que provoca grande sofrimento no consumidor. Nem todas as drogas provocam este tipo de dependência. Existe outra forma de dependência que pode ser provocada por todas as drogas psicoactivas e que é muito mais grave: a dependência psicológica. Associa-se geralmente a uma ilusão de poder e de controlo dos problemas e a uma negação da dependência.
Existem diferentes tipos de drogas, entretanto, o Crack é uma das mais conhecidas e usadas em nosso país, por isso pareceu pertinente aprofundar um pouco sobre esse tema. Portanto, o crack é produzido a partir da cocaína, bicarbonato de sódio ou amônia e água, gerando um composto, que pode ser fumado ou inalado. O nome ``crack´´ vem do barulho que as pedras fazem ao serem queimadas durante o uso.
O usuário queima a pedra em cachimbos improvisados,como latas de alumínio ou tubos de PVC,e aspira a fumaça.Pedras menores, quando quebradas, podem ser misturadas a cigarros de tabaco e maconha,chamados pelo usuário de piticos,mesclados ou basucos.
A fumaça tóxica do crack atinge o pulmão,vai a corrente sanguinea e chega ao cérebro.É distribuída pelo organismo por meio da circulação sanguinea e por fim, a droga é eliminada pela urina. Sua ação no cérebro é responsável pela dependência.
Algumas das principais consequências do uso da droga são:doenças pulmonares;algumas doenças psiquiátricas,como psicose,paranóia e alucinações;e doenças cardíacas.
A conseqüência mais notória é a agressão ao sistema neurológico,provocando oscilação de humor e problemas cognitivos,ou seja,na maneira como o cérebro percebe,aprende,pensa e recorda as informações.Isso leva o usuário a apresentar dificuldade de raciocínio,memorização e concentração.
Desenvolvimento
Entendemos, que ao falarmos de sobre drogas hoje, o país expressa uma das maiores preocupações.
O medo é justificável a disseminação do comércio e do consumo do crack na sociedade é um fenômeno incontestável, atingindo tanto a população urbana quanto a rural, indistintamente, envolvendo homens e mulheres, jovens e adultos, pobres e ricos e assim por diante.
O uso ilícito de drogas, principalmente o CRACK, nos últimos anos tem aumentado num ritmo alarmante e tem ultrapassado todas as fronteiras sociais, econômicas, políticas e nacionais. Esse aumento pode ser atribuído a vários fatores, dentre eles: a falta de informação sobre os perigos a longa e curto prazo do consumo abusivo das drogas ilícitas, assim como o caráter limitado das
...