Função Materna: do que se trata isso?
Por: Fabianar28 • 7/12/2018 • Ensaio • 323 Palavras (2 Páginas) • 154 Visualizações
Função Materna: do que se trata isso?
A função materna é essencial para a organização psíquica do bebê, pois é a partir da maneira como se estabelece este primeiro relacionamento entre o bebê e sua mãe, – ou seu Cuidador – que se definirá a capacidade da criança de se relacionar com o resto do mundo. Dizemos CUIDADOR- por se tratar de uma FUNÇÃO, a qual pode ser executada não só pela mãe, mas por quem cuida da criança. Então quando nos referimos à relação mãe- bebê é por ser esta a configuração mais comum. Esta função é estabelecida à medida que a mãe investe em seu bebê. Este investimento pode ser observado através dos atos da mãe, tais como: as caricias que a mãe dispensa ao bebê, seu modo de falar com a criança, que se torna infantilizado (manhês), a troca de olhares entre Mãe e bebê durante a amamentação, a maneira como a mãe tranqüiliza seu bebê e unifica seu corpo.
Assim, o cuidador que exerce a função materna é o principal responsável por dar sentido ao mundo conhecido pelo bebê, até então marcado por reações biológicas.É através da significação que a mãe vai dando aos atos do seu bebê, o modo como vai apresentando–lhe o mundo e seu corpo, que este bebê vai se organizando, e se diferenciando da mãe e do mundo, isto é, um mundomarcado por um sentido simbólico que vai ser marcado no corpo do bebê por seu cuidador.
De acordo com Bleichmar (1994) a função materna é a responsável por organizar para a criança a capacidade de tolerância à frustração, pois através da maneira como a mãe vai referindo o mundo para seu bebe, este irá efetuando o registro do princípio da realidade, ou seja, de que não pode ter todas suas necessidades, imediatamente satisfeitas. Entretanto, caso ocorram falhas nesse processo, o bebê fica exposto a uma dor constante, ficando apenas o registro de prazer-desprazer, sem tolerância à postergação.
...