HISTÓRIA DOS CASAMENTOS
Tese: HISTÓRIA DOS CASAMENTOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marinabustos • 13/6/2014 • Tese • 5.905 Palavras (24 Páginas) • 417 Visualizações
A HISTORIA DA LOUCURA
Demonologia
A crença de que o comportamento anormal é causado por forças sobrenaturais que assumem o controle da mente ou do corpo é anterior ao começo da história escrita. Evidências na forma de rolos de papiro, monumentos e os antigos livros da Bíblia revelam que os antigos egípcios, árabes e hebreus acreditavam que o comportamento anormal era decorrente de possessão por forças sobrenaturais, como deuses irados, maus espíritos e demônios.
A abordagem típica para expulsar os demônios era usar encantamentos, preces ou poções para persuadí-los a irem embora. Em alguns casos, diversas formas de punição física, como apedrejar ou açoitar, eram defendidas como um meio de forçar os demônios para fora de uma pessoa possuída
Hipócrates (460-377 a.C.)
Concepção sobrenatural da doença.
Considerava-se a epilepsia, por exemplo, como uma doença sagrada, chegando o próprio Hipócrates a afirmar que a referida doença lhe parecia "não mais divina nem mais sagrada que outras doenças".
Acreditava que a doença mental consistia numa alteração ou patologia cerebral por desequilíbrio dos humores básicos (sangue, bílis amarela, bílis negra e fleuma).
Platão (429-347 a.c.)
Pensava que as alterações mentais dependiam de uma parte orgânica, de outra ética e de outra divina.
Assim como os gregos, os romanos defendiam um tratamento humanitário para estes doentes, em vez do encerramento em cárceres
Galeno (130-200 a.c.)
Afirmava que as doenças mentais poderiam ter uma origem orgânica ou psíquica, dependendo a saúde do equilíbrio entre o racional, o irracional e a parte sensual da alma.
Após refletir sobre esses dados e sobre a época em que estão enquadrados, poder-se-ia pensar, com otimismo, que tudo o que está relacionado com o conhecimento da mente ia por muito bom caminho
IDADE MEDIA
A religião tornou-se a força dominante
A vida era percebida como uma luta entre forças do bem e forças do mal. sendo estas dirigi das pelo demônio que. considerava-se. afligia as pessoas perturbadas.
que as pessoas perturbadas poderiam ser acusadas de ser agentes do demônio (não meramente suas vítimas) e, portanto. rotuladas de bruxas.
Em 1486 foi publicado um manual, o Malleus Maleficarum (O martelo das bruxas), para identificar e examinar bruxas. Infelizmente, para os mentalmente doentes, o manual igualava comportamento anormal com possessão pelo demônio e supunha-se que os indivíduos possuídos fossem bruxas. Para expulsar o demônio, as bruxas tinham que ser mortas. muitas vezes queimadas vivas.
SÉC. XIII ao SÉC. XV
NAU DOS LOUCOS - Barcos que levavam os insanos de uma cidade para outra. Os loucos eram muitas vezes escorraçados das cidades. A loucura ocupa o lugar na literatura e nas artes. Sentido Místico
Século XVI - INTRODUÇÃO DO CUIDADO HUMANITÁRIO
Reconhecimento de que as pessoas perturbadas precisavam de atendimento e não de exorcismo ou condenação. Em 1547, o hospital Saint Mary of Bethlehem. em Londres. foi dedicado ao cuidado de pessoas perturbadas
Prática de Internamento
Os primeiros asilos eram mais como prisões do que cormo hospitais. Nada era feito para os internos. além de confiná-los sob horríveis condições. Eles eram muitas vezes acorrentados à parede. às vezes de um modo que os impedia de deitarem-se para dormir
Grande número de pessoas extremamente perturbadas eram confinadas em alojamentos próximos. o que resultava em um espantoso caos e confusão
As condições nestes primeiros asilos constituíam uma fonte de divertimento e ingressos para ver os pacientes eram realmente vendidos ao público
SEC XVII: desacorrentou os doentes
Philippe Pinel (1745-1826)
Primeiro alienista, começou a separar e classificar os diversos tipos de "desvios" ou "alienação mental", com o objetivo de estudá-Ios e tratá-Ios. Surgem os manicômios - Instituição de estudo e tratamento de alienação mental. " Tratamento Moral" - afastamento dos doentes do contato com todas as influências da vida social. Psiquiatria como finalidade médica
William Tuke (1732-1822) - "retiro" para pacientes em uma propriedade rural. Sua abordagem embasava-se na noção de que repouso. ar fresco e a exposição à natureza tinham valor terapêutico
Benjamin Rush (1745-1813) o "pai da psiquiatria norte-americana" introduziu tratamento humanitário no Pennsylvania Hospital em 1783
FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX
INTRODUÇÃO DAS EXPLICAÇÕES PSICOLÓGICAS
A crença de que as causas do comportamento anormal eram psicológicas pode ser traçada a Europa do século XIX
MESMER (1734- 1815)
Acreditava que o comportamento anormal era decorrente de um desequilíbrio de determinados "líquidos magnéticos" no corpo (uma causa fisiológica). Para corrigir o desequilíbrio, Mesmer fazia com que grupos de pacientes se sentassem ao redor de uma grande banheira cheia de um "líquido magnético".
Foi acusado de charlatanismo mas contribuiu para que outros estudassem e concluíssem que fatores psicológicos e interpessoais desempenhavam um papel importante em muitos transtornos.
É considerado o pai do hipnotismo, originalmente conhecido como mesmerismo.
JEAN-MARTIN CHARCOT (1825-1893)
Neurologista, estava interessado em pacientes que sofriam do que era então chamado histeria. Os transtornos histéricos envolvem sintomas fisicos que não apresentam uma base orgânica demonstrável. O interesse de Charcot em pacientes com transtornos histéricos e sua conclusão de que seus sintomas tinham uma base psicológica prepararam o palco para o trabalho de Freud
FREUD - (1856-1939)
Neurologista
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